Israel oferece um pacto a países árabes
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz (na foto, durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos), ofereceu a diplomatas de países árabes um plano de normalização das relações. A proposta fala em um pacto de não agressão, mas poderia evoluir para um acordo de paz no futuro. A informação foi confirmada por Katz nas...
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz (na foto, durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos), ofereceu a diplomatas de países árabes um plano de normalização das relações. A proposta fala em um pacto de não agressão, mas poderia evoluir para um acordo de paz no futuro. A informação foi confirmada por Katz nas redes sociais no domingo, 6. O ministro disse que o diálogo conta com o apoio da Rússia, mas não divulgou o nome dos países que receberam sua oferta.
"Antigamente, a Liga Árabe não permitia que países árabes mantivessem relações com Israel. Mas essa proibição foi caindo após o acordo de paz entre Israel e o Egito, em 1979", diz o cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs. "O grande desejo de Israel sempre foi o de ser aceito no Oriente Médio. Se isso acontecer, será um evento histórico."
Quando Israel foi fundado, em 1948, o país foi rechaçado pelos países árabes, que empreenderam diversas guerras para aniquilá-lo. Ao longo de décadas, governantes árabes citaram a questão dos refugiados palestinos e a conquista israelense de territórios, como as Colinas de Golã, como pretexto para manter uma atitude de enfrentamento.
Nos anos recentes, a disputa entre árabes e israelenses foi sendo relativizada principalmente por causa do Irã. "A questão palestina não é mais uma trava para a aproximação entre os israelenses e os países árabes e muçulmanos, em especial os países do Golfo. Como eles enxergam no Irã uma ameaça crescente, passaram a ver Israel como um poder regional estável ao qual podem se aliar", diz Lajst.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Milton
2019-10-08 09:11:22Irã vai ter bomba atômica irã é xiita e inimigo de vários países árabes sunitas Irã é inimigo de Israel mas Israel JÁ tem bomba atômica e como diz um ditado árabe... o inimigo de meu inimigo é meu amigo entendem pq estão se aproximando?
Flavio
2019-10-08 08:35:22Tem uma hora que todos se cansam...
Fabrício
2019-10-07 20:58:47"NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ. A PAZ É O CAMINHO". E se for mentira (a proposta de paz), paciência...
LuisR
2019-10-07 17:11:30Aí foi bem
Cretino
2019-10-07 15:36:26Medida de bom senso; o inimigo comum é o Irã. Como dizem os árabes: "o inimigo do meu inimigo é meu amigo".
Marcio
2019-10-07 15:35:29Donald Trump é um exímio enxadrista, parece que dar corda ao Irã esta fazendo com que se enforquem. Parabéns a Israel.