O avanço do candidato de Eduardo Bolsonaro ao Senado
André do Prado subiu 3,3 pontos percentuais na disputa pela vaga ao Senado, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas
Candidato do PL ao Senado por São Paulo, o deputado estadual André do Prado (à esquerda na foto) subiu 3,3 pontos percentuais na disputa pela vaga, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 19.
Apesar da melhora, ele continua em quinto lugar na corrida ao Senado, com 16,8% das intenções de voto.
À frente do candidato de Eduardo Bolsonaro (PL), estão Simone Tebet (PSB), com 31,1%; Marina Silva (Rede), 30,1%; Guilherme Derrite (PP), 28,2%; e Ricardo Salles (Novo), 19,7%.
Soninha Francine (Cidadania) tem 5,8%; Geraldo Rufino (Podemos), 2,8%; Maíra de Souza (UP), 1,6%; Márcio Alves (UP), 1,4%; Dra. Eliana Ferreira (PSTU), 1,2%; Petter Maahs (PCB), 1,2%; Ednelson Cesaretti (PCO), 1,1%; e Weller Gonçalves (PSTU), 1,1%.
Brancos e nulos são 9,3%; indecisos, 6,3%.
Derrite encosta nas ex-ministras de Lula
Quem também subiu na pesquisa foi o deputado Guilherme Derrite, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo.
Ele avançou de 24,8% em julho para 28,2% em agosto, aumento correspondente a 3,4 pontos percentuais.
Com o resultado, ele encostou nas ex-ministras Simone Tebet e Marina Silva, que lideram as pesquisas ao Senado.
Efeito Paulinho da Força
A melhora dos candidatos da coligação Coragem para seguir avançando, liderada por Tarcísio de Freitas (Republicanos), no levantamento do Instituto Paraná Pesquisas coincide com a retirada do deputado Paulinho da Força (Solidariedade) da lista de nomes testados.
Na semana passada, o parlamentar anunciou que não seria candidato em 2026.
"Depois de cinco mandatos e vinte anos como deputado federal, encerro um ciclo com a certeza de que valeu a pena lutar por quem mais precisa. Meu nome não estará nas urnas nesta eleição, mas continuo trabalhando como presidente nacional do Solidariedade, fortalecendo o partido e ajudando a construir novas lideranças.
Meu muito obrigado a cada trabalhador, prefeito, vereador, liderança, amigo e apoiador que caminhou ao meu lado durante todos esses anos. A luta continua", afirmou no Instagram.
A pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.680 eleitores em 80 municípios do estado de São Paulo entre 16 e 18 de agosto.
A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08913/2026.
Candidato de Eduardo Bolsonaro
Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro disse que concorreria como suplente de André do Prado no Senado.
"Estou aqui para anunciar a pré-candidatura do deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, para o cargo de senador por São Paulo. Do nosso lado, também, o Fernando [Godoy], que vai concorrer na nossa chapa, como segundo suplente. Porque a primeira suplência ficará comigo."
Segundo Eduardo, a candidatura de Prado atende ao que chamou de “projeto”.
“O André do Prado se encaixa perfeitamente. Vai ser a união de várias forças para bem nos representar nas pautas que são inegociáveis.”
No final de julho, o filho de Jair Bolsonaro, que mora nos Estados Unidos, desistiu de integrar a chapa.
no X, Eduardo Bolsonaro disse ter consultado “advogados” que o aconselharam a não integrar a chapa.
Leia também: Tarcísio tem 50% dos votos no 1º turno, indica Paraná Pesquisas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)