'Petro levou puxão de orelha e ficou calado', diz Leonardo Coutinho
"Uma coisa que o Petro perdeu hoje é muito da sua força de narrativa contra o presidente Trump", afirmou o analista no Papo Antagonista
O analista Leonardo Coutinho, diretor-executivo do Center for a Secure Free Society, em Washington, comentou no Papo Antagonista o encontro entre o presidente colombiano Gustavo Petro e o americano Donald Trump, na Casa Branca, na terça, 3.
O colombiano, que vinha mantendo um discurso antiamericano e criticou fortemente a captura do ditador Nicolás Maduro, mudou completamente de posição nas últimas semanas.
"O Petro foi literalmente seduzido pelo Trump. Ele se mostra todo pimpão, todo apaixonado pelo presidente Trump. É impressionante. Não sei até que ponto isso possa ser uma dissimulação, mas as suas mensagens corporais permitem essa interpretação", afirmou Coutinho.
"Uma coisa que o Petro perdeu hoje é muito da sua força de narrativa contra o presidente Trump. Ele veio aqui e se comportou como um bom hóspede. Ele não ia brigar na casa do anfitrião", disse Coutinho.
"Ele foi praticamente domesticado pelo Trump. Isso tira dele muita força na sua retórica revolucionária. Segundo, o que algumas pessoas estimam aqui em Washington é que ele levou alguns puxões de orelha e ficou calado."
"O medo que se abateu sobre ele é o seguinte: a Venezuela possui o Exército mais capaz da América do Sul, no sentido de defesa antiaérea e sistemas de aviação. Mas isso se mostrou totalmente estático. Não houve reação, não houve nada então. Evidentemente não existe nenhuma ameaça, nenhum risco de uma invasão [americana]. Petro viu que a retórica dele se perdeu. Então, os Estados Unidos fizeram esse convite para a Casa Branca, e ele aceitou. Petro volta muito menor para a Colômbia, sem essa voz de dissidência que ele quis construir para si mesmo. E chega para um processo eleitoral que já está em curso na na Colômbia, com um pouco menos de força para fazer a sua propaganda e o seu teatro revolucionário", afirma o analista.
Assista ao Papo Antagonista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)