Erika Hilton tortura os números pelo fim da escala 6x1
Deputada federal esperneia contra fórmula que expõe as consequências indesejáveis de sua proposta para reduzir jornada de trabalho na marra
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP, foto) apresentou um projeto de lei para reduzir a escala de trabalho no Brasil sem ter qualquer noção dos impactos da medida para a economia nacional.
O prestígio da parlamentar nas redes sociais popularizou a ideia e o governo Lula resolveu encampá-la na tentativa de ganhar a próxima eleição, junto com a ampliação da isenção do Imposto de Renda.
A redução forçada do limite da escala de seis dias trabalhados para um folgado obviamente teria impacto na produtividade, como mostram os modelos econômicos. Mas a deputada prefere fazer proselitismo.
Hilton chamou de "vergonhoso" um editorial publicado pelo Estadão que mostra as consequências nefastas de sua proposta.
"Há um custo econômico profundo na redução da jornada de trabalho, algo que o Congresso e o governo, em nome de imperativos eleitorais, estão ignorando", diz no editorial, que cita estudos para embasar a análise:
"No fim de 2024, quando a jornada 6x1 ganhou as redes sociais, o economista Daniel Duque, da FGV, publicou estudo, divulgado pelo Estadão/Broadcast, no qual calculava em 2,6% a perda de renda da economia no caso de redução para 40 horas semanais e de 7,4% na redução para 36 horas. Nesse segundo caso, a queda do PIB seria semelhante à sofrida pela economia brasileira na recessão de 2014 a 2016."
Hilton esperneou em seu perfil no X:
"Que editorial VERGONHOSO.
Primeiramente, o 'estudo' de Daniel Duque, da FGV, que embasa esta verborréia, se baseia em uma fórmula matemática inventada que diz que o PIB é formado unicamente pelo número de horas trabalhadas pela população.
É sério. Vejam a 'fórmula' do 'estudo'. O 'estudo' INTEIRO se baseia nesse cálculo.
O problema disso? Se a premissa do 'estudo' de Daniel Duque estivesse certa, as horas que ele gastou produzindo tal 'estudo' teriam elevado o PIB brasileiro."
O argumento é infantil, digno de economistas do Psol.
Irresponsável
Em seu post, a deputada recorre a uma retórica apelativa, que alude à escravidão — "É como se, em 1888, alguém publicasse um editorial pra tentar convencer os escravizados que a escravidão não pode acabar porque o PIB é formado pelo trabalho dos escravos".
Essa retórica faz sucesso nas redes sociais e está replicada por seus apoiadores, mas não chega a refutar o editorial nem a fórmula mencionada.
É assim, da forma mais irresponsável, que a esquerda brasleira parte para as eleições de 2026.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou em 10 de dezembro uma proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, o que reduziria a jornada de trabalho.
O projeto é semelhante ao apresentado por Hilton, que ainda não andou na Câmara.
Leia mais: Fim da escala 6×1 para o Comando Vermelho
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)