Quanto vale um título de doutor honoris causa?
Entre os agraciados com a honraria estão Lula, Dilma, Martinho da Vila, Médici, Mike Tyson, o ditador Robert Mugabe e a cantora Taylor Swift
O presidente Lula foi homenageado, na segunda, 24, com um diploma de doutor honoris causa pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, em "ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional".
Foi a 42ª honraria do tipo concedida ao petista. Em 25 de outubro, ele recebeu um título da Universidade Nacional da Malásia.
Duas semanas antes, em 14 de novembro, a Universidade de Brasília (Unb), aprovou a concessão do título de doutora honoris causa para a ex-presidente Dilma Rousseff. Falta só marcar uma data para a entrega do título.
Na quinta, 27, foi a vez do cantor, compositor e ritmista Martinho da Vila receber a "honraria máxima" da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.
"O título acadêmico honorífico ao artista foi concedido em função da discografia do poeta de Vila Isabel, que combina excelência estética, compromisso político e valorização da identidade cultural brasileira, especialmente da herança negra. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz", diz a nota publicada pela assessoria de imprensa.
Mais atrás, quem ganhou diploma de doutor honoris causa foi o ditador Emilio Garrastazu Médici, nos anos 1970, tanto pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro como pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. As duas depois revogaram as homenagens.
Pelo mundo, entre as pessoas que ganharam título de doutor honoris causa estão o lutador de boxe Mike Tyson (em Letras Humanas, pela Central State University, de Ohio), o ditador do Zimbábue Robert Mugabe (por uma universidade chinesa) e a cantora Taylor Swift (pela Universidade de Nova York).
Se o leitor chegou até aqui neste artigo, já entendeu que o valor científico da honraria é nulo. Para recebê-lo não é preciso estudar, fazer pesquisa ou ser destaque em alguma área do conhecimento.
Universidades e instituições escolhem seus agraciados pensando mais em uma troca de favores ou em aproveitar um pouco de sua fama.
Também pode ser uma forma de expressar uma ideologia política ou social.
Quem ganha o título não tem o que fazer com ele, a não ser pendurá-lo na parede.
O título também não tem qualquer valor para subir na carreira acadêmica ou profissional, ou para prestar concursos.
Antes de terminar esse artigo, vale lembrar do mais ilustre agraciado com o título de doutor honoris causa.
É Caco, o Sapo (Kermit, the frog), dos Muppets.
Em 1996, o personagem de feltro recebeu o título de doutor honoris causa em letras anfíbias pelo Southampton College, nos Estados Unidos.
Motivo: sua contribuição para a conscientização ambiental.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Andre Luis Dos Santos
2025-11-28 11:49:41🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Lula deveria ganhar o titulo de "maior enganador de OTARIOS da história "deff paiff"". Quem acredita nesse MERDA que o compre.