Maduro tenta demonstrar força militar em vídeo de propaganda
Armas de baixo alcance são incapazes de barrar poderio bélico dos EUA
A ditadura venezuelana de Nicolás Maduro divulgou um vídeo de propaganda mostrando trechos de exercícios de tiro com munição real na costa do país.
Nas imagens, é possível ver disparos de armas manuais e canhões em direção ao mar.
"São armas manuais, obuseiros e canhões sem recuo, sistemas obviamente incapazes de barrar um ataque com mísseis de cruzeiro e caças/bombardeiros furtivos", afirma o perfil Hoje no Mundo Militar, especializado em temas militares.
A propaganda busca demonstrar força diante das recentes movimentações de navios militares dos Estados Unidos no Mar do Caribe.
No entanto, é evidente que o arsenal venezuelano é muito inferior ao poder de fogo americano.
'Mil ancianos'
Em agosto, Maduro passou outra vergonha ao convocar a mobilização de 4,5 milhões de milicianos em toda a Venezuela.
O cientista político venezuelano, Jose Vicente Carrasquero, explicou que o grupo é alvo de trocadilhos entre os próprios venezuelanos como "mil ancianos", em alusão à idade avançada de boa parte dos integrantes.
"Anciano" é uma palavra comum para idoso.
"É uma milícia que já tem dez anos. São basicamente civis que recebem uniformes para defender a pátria. Dizem que são cerca de quatro milhões e meio de pessoas, mas temos que colocar o número em dúvida. São voluntários. Na Venezuela, como piada dizem 'mil ancianos', porque existe muita gente acima de 65, 70 anos. É como um recado: 'Se vier para cá, vai ter essa gente na linha de frente'", afirma Carrasquero.
Na prática, as milícias servem apenas para amedrontar a população e atuar contra manifestações democráticas.
A importância desses civis armados é tão grande que as milícias foram incorporadas às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) como um dos seus cinco componentes.
Alerta de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou na terça-feira, 25, mais um recado ao ditador Nicolás Maduro, da Venezuela.
A bordo do Air Force One, avião da presidência americana, o republicano sinalizou que "talvez converse" o líder venezuelano.
Segundo Trump, as coisas podem acontecer do jeito mais fácil ou do mais difícil.
"Se pudermos salvar vidas, se pudermos fazer as coisas do jeito mais fácil, ótimo. E se tivermos que fazer do jeito mais difícil, tudo bem também."
Maduro, Cartel de los Soles e terrorismo
O governo americano designou oficialmente o Cartel de los Soles como organização terrorista na segunda, 24.
A decisão, que já tinha sido anunciada pelo Departamento do Tesouro em julho, apareceu no Diário Oficial dos Estados Unidos.
"Designo a organização acima mencionada e seus respectivos pseudônimos como Organização Terrorista Estrangeira. (...) A designação entra em vigor após a publicação", escreve o secretário de Estado Marco Rubio no Diário Oficial dos Estados Unidos.
Em todas as comunicações a esse respeito, os americanos deixaram claro que a organização é comandada pelo ditador Nicolás Maduro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)