Pesquisa: Leite lidera a engarrafada corrida pelo Senado no RS
Líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco aparece como favorito ao governo do Rio Grande do Sul na pesquisa RealTime Big Data
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD, foto) lidera numericamente a sondagem do instituto RealTime Big Data sobre a disputa para Senado no estado em 2026.
A pesquisa, que foi feita com 1,2 mil pessoas de 21 a 24 de novembro e tem 3 pontos percentuais de margem de erro, indica o governador como líder nos dois cenários em que é considerado, com 19% das intenções de votos em ambos.
Também se destaca a ex-deputada federal Manuela D'Ávila, que aparece em empate técnico com Leite e está sem partido após se desfiliar do PCdoB — ela deve se filiar ao Psol em dezembro.

Manuela aparece numericamente em segundo lugar nos dois cenários, com 16% e 17%. logo à frente, mas também empatada tecnicamente, com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom de Lula.
Pimenta tem 15%. O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) tem os mesmos 15% no cenário em que o candidato petista é o senador Paulo Paim, que aparece com 13%.
Também pontuam bem o deputado federal Sanderson (PL) e o senador Luis Carlos Heinze (PP).
Governo
Na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, quem lidera é o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL), com 27% das intenções de voto. seguido pela ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), com 21%, e pelo ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT), também com 21%.
Quando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), é considerado, ele aparece com 23%, colado com Zucco (24%), e à frente de Juliana (21%) e Pretto (20%), todos tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 3 pontos para mais ou menos.
Juliana aparece mais competitiva, numericamente à frente de Zucco (31% a 29%), no cenário em que Pretto não é considerado na corrida. O mesmo ocorre quando o petista disputa com o bolsonarista (ambos empatam em 29%), o que indica que Juliana e Pretto disputam o mesmo eleitorado, à esquerda.
Leite
Ainda segundo a pesquisa, Leite deve deixar o governo como o gestor mais bem avaliado dos últimos anos no Rio Grande do Sul: 44% dos ouvidos indicaram que ele foi o melhor dos últimos três governadores do estado, à frente de Tarso Genro (PT, com 27%) e José Ivo Sartori (14%).
A aprovação do governo de Leite é de 62%, e 39% dos gaúchos consideram sua gestão ótima ou boa. O governador está entre os cotados para disputar a Presidência da República em 2026 pelo PSD, mas está longe de ser o favorito no partido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)