Netanyahu celebra aprovação na ONU do plano de paz para Gaza
Primeiro-ministro de Israel convidou seus vizinhos árabes a se unirem na expulsão do Hamas e seus apoiadores do Oriente Médio
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou nesta terça-feira, 18, a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU do plano de paz para a Faixa de Gaza.
Para Netanyahu, o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levará o Oriente Médio a "paz e prosperidade".
Ele também convidou seus vizinhos árabes a se unirem na expulsão do Hamas e seus apoiadores da região.
Eis a declaração do primeiro-ministro israelense na íntegra:
"O Estado de Israel e o Primeiro-Ministro Netanyahu aplaudem o Presidente Donald Trump e sua incansável e dedicada equipe. A coragem e o sacrifício de nossos bravos soldados, juntamente com os esforços diplomáticos do Presidente Trump, ajudaram a trazer para casa todos os reféns sobreviventes e a maioria dos falecidos.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apoia integralmente o Plano de 20 Pontos do Presidente Trump e a nomeação do Conselho de Paz, que será liderado pelo Presidente Trump.
Acreditamos que o plano do Presidente Trump levará à paz e à prosperidade porque insiste na desmilitarização, no desarmamento e na desradicalização completos de Gaza.
Fiel à visão do Presidente Trump, isso levará a uma maior integração de Israel com seus vizinhos, bem como à expansão dos Acordos de Abraão. A liderança inovadora do Presidente Trump ajudará a conduzir a região à paz e à prosperidade, e a uma aliança duradoura com os Estados Unidos.
Em cooperação com os Estados Unidos e outros países signatários do plano do Presidente Trump, esperamos receber todos os reféns falecidos sem demora.
E para iniciar o processo de desarmamento e desmilitarização da Faixa de Gaza e pôr fim ao domínio do Hamas sobre Gaza, conforme as declarações do Presidente Trump e Mike Waltz [embaixador dos EUA na ONU].
Israel estende a mão da paz e da prosperidade a todos os nossos vizinhos e os convida a normalizar as relações com Israel e a se unirem a nós na expulsão do Hamas e seus apoiadores da região."
Plano de paz no Conselho de Segurança da ONU
O Conselho de Segurança da ONU aprovou na segunda-feira, 17, uma resolução apoiando o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a criação de uma força internacional de estabilização na Faixa de Gaza.
Os vinte tópicos da proposta foram aprovados com 13 votos favoráveis.
Rússia e China, ambos membros permanentes com poder de veto, optaram pela abstenção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-11-18 11:15:44Enfim trataram com seriedade a grave questão de Gaza.