74% dos brasileiros não acreditam em fundo para florestas
TFFF é a aposta do governo Lula para a COP30
Pesquisa RealTime Big Data, feita a pedido de Crusoé e O Antagonista, mostra que a maioria dos brasileiros não acredita na eficácia do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), aposta do governo Lula para a COP30.
Segundo o levantamento, 74% dos entrevistados acham que a estratégia de remunerar países pela proteção de florestas tropicais ameaçadas, coma a Amazônia, não será eficaz.
Por outro lado, 26% aprovam a medida.

O TFFF
Lançado na cúpula de líderes que antecedeu a COP30 em Belém, no Pará, o TFFF visa arrecadar 125 bilhões de dólares para governos e comunidades com florestas tropicais.
Com a possibilidade de beneficiar mais de 70 países, o fundo será administrado pelo Banco Mundial e pagará 4 dólares por hectare de floresta preservado.
A expectativa é que o TFFF gere um retorno de 4 bilhões de dólares por ano.
Falta de apoio financeiro
Embora o fundo já acumule 5,5 bilhões de dólares em compromissos de investimento, com aportes confirmados de Noruega, França, Portugal e Indonésia, o TFFF deverá ficar abaixo da meta revisada.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o fundo pode chegar a 10 bilhões de dólares até o próximo ano.
A previsão inicial era de 15 bilhões de dólares.
"Eu acredito que vamos superar, durante a presidência do Brasil, o valor de 10 bilhões de dólares. Países como os Baixos, os Emirados Árabes e a China manifestaram apoio ao TFF, e a Alemanha deve anunciar sua contribuição até o fim deste ano", disse Haddad na segunda, 10.
Apesar da expectativa do ministro da Fazenda, a China decidiu não participar do TFFF, publicou a Bloomberg.
O Reino Unido também optou por não contribuir para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
A Crusoé, a Embaixada do Reino Unido no Brasil afirmou que o governo britânico está focado no crescimento interno e a na elevação do padrão de vida e prometeu mobilizar a iniciativa privada para apoiar o programa.
Leia também: A mentira de Lula na "COP da Verdade"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)