Janja passa roupa de Lula em iate na COP30
Quando passa a camisa do marido, Janja tenta mostrar simplicidade, mas acaba queimando a mão no machismo antiquado do presidente
O Palácio do Planalto impôs sigilo nos gastos do presidente Lula e da primeira-dama Janja (foto) durante a Conferência das Partes da ONU para o Clima, a COP30, em Belém.
Com os hotéis lotados, restou ao casal presidencial ficar no iate Iana 3, que tem três andares e normalmente cobra diárias de 2,6 mil reais por pessoa.
Mas o contrato com a Icotur Transporte e Turismo, que detalha os gastos com a embarcação só serão conhecidos após o final do terceiro mandato de Lula.
O Iana 3 não é um barco simples. É uma embarcação de luxo.
Daí causar tanto estranhamento o vídeo que Janja divulgou nas suas redes passando uma camisa de Lula e cantando uma música de Lô Borges, que morreu esta semana.
Janja sempre leva uma equipe de comunicação consigo e não tem nenhuma necessidade de passar roupa.
A cena, portanto, foi montada com o propósito de viralizar nas redes sociais.
Mas o gesto também não foi muito feliz.
Uma das promessas de Janja na eleição de 2022 era de que ela modernizaria o marido, que no começo de sua carreira como político não tinha qualquer pudor em se declarar machista.
Nos primeiros anos de casamento com Marisa Letícia, Lula terceirizava para a esposa as tarefas domésticas, como cuidar dos filhos e da casa. Ela ainda cortava as unhas do marido.
Janja trouxe um novo discurso, mas não conseguiu mudar a cabeça de Lula.
Em maio de 2024, Lula deu uma declaração sobre as perdas de eletrodomésticos nas enchentes do Rio Grande do Sul.
Na mensagem, ele deixou transparecer qual é o papel da mulher, na sua opinião.
“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância. Mas, para uma pessoa mais humilde, a televisão é um patrimônio. A geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva”, disse o presidente.
Quando passa a camisa do marido, Janja tenta mostrar simplicidade, mas acaba queimando a mão no machismo antiquado do presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maglu Oliveira
2025-11-07 15:41:28Testando comentário