A estratégia de Maia e Alcolumbre para serem reeleitos
Aliados dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia (foto), articulam uma estratégia para tentar diminuir a resistência dos demais parlamentares à aprovação de uma proposta de emenda à Constituição permitindo a reeleição de ambos para o comando das respectivas casas. A ideia é aprovar uma PEC autorizando que a partir da...
Aliados dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia (foto), articulam uma estratégia para tentar diminuir a resistência dos demais parlamentares à aprovação de uma proposta de emenda à Constituição permitindo a reeleição de ambos para o comando das respectivas casas.
A ideia é aprovar uma PEC autorizando que a partir da atual legislatura, que vai de 2019 a 2022, o parlamentar eleito presidente da Câmara ou do Senado possa tentar a reeleição uma única vez. Dessa forma, querem mostrar um compromisso de que haverá alternância de poder.
Hoje, a Constituição prevê que os presidentes das duas casas têm somente mandatos de dois anos, “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”. Ao interpretar a regra, porém, o regimento interno do Legislativo já autorizou a reeleição entre uma legislatura e outra.
Pela estratégia traçada, a PEC será apresentada por um parlamentar do DEM, mesmo partido dos dois. Se começar a tramitar no Senado, o mais cotado para apresentar é o mineiro Rodrigo Pacheco, que é advogado. Se na Câmara, seria Carlos Henrique Gaguim, do Tocantins.
O grupo de Alcolumbre defende que a proposta seja protocolada inicialmente na Câmara, pois os deputados serão mais resistentes à reeleição. Entre outros motivos, porque Maia já está no terceiro mandato consecutivo como presidente -- exerceu um tampão em 2016 e outro de 2017 a 2019, antes do atual.
A articulação dos presidentes da Câmara e do Senado para apresentar a PEC foi revelada por Crusoé no início de junho. Publicamente, porém, Maia tem dito que não pretende tentar ser reconduzido para um quarto mandato como presidente da casa. Já Alcolumbre silencia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2019-08-29 11:59:14Dois idiotas comilões que deviam mesmo é ser cassados.
Ivar
2019-08-28 20:32:16O único jeito do Brasil se livrar de elementos nocivos como Maia, Alcolumbre, etc seria uma reforma política e eleitoral. A reforma quem faz são esses canalhas do Congresso. Resumo: teríamos que contar com a sorte grande de serem eleitos nas eleições gerais gente realmente comprometida com essa mudança e não como esses picaretas do PSL que traíram os nossos anseios e foram cooptados pela bandidagem parlamentar.
LÍDIA
2019-08-28 20:29:56Meu Deus. Chega. Espero que a PF, MP, etc, enquadrem os dois antes. Sao malandros mesmo. Esse Alcolumbre e um renanzinho, e aprendeu rapido. Ja passa o mestre. Esse Maia, idem. Deputados e Senadores. Nos livrem desses urgente.
João
2019-08-28 19:46:35Alo eleitores do Amapá, Alo eleitores do Estado do Rio de Janeiro, 2022, mostrem que a dignidade de vocês esta acima de tudo, decretem a aposentadoria sesses dois politicos nas urnas, vamos mudar, avante Brasil.
Jarcedi
2019-08-28 18:51:01Esses dois devem estar em um bom pasto, pois a graxa abunda sob o couro. Nada de reeleição. Um é comprovadamente corrupto, o outro come nas mãos dos corruptos.
Cássio
2019-08-28 17:07:21Estão na contramão do que querem os brasileiros. Nada de reeleição, nada de recondução, nada de mais do mesmo.
João Carlos
2019-08-28 17:06:15Esses buchudinhos corruptos deveriam ter vergonha na cara para se candidatarem novamente, posam com a cara mais lambida do mundo para as fotos, tenham VERGONHA NA CARA Vossas Excremências.
Rosali
2019-08-28 16:25:07Interessante com trabalham em beneficio proprio. É uma vergonha.
Adhemar
2019-08-28 16:05:24Nem Renan Canalha, quando era poderoso, tentou esse casuísmo. Dupla de facínoras tentando manipular um dos poderes da República
João
2019-08-28 14:37:13Pelo tamanho da “capivara” do Maia e do Alcolumbre,.Pelo que fizeram no passado e fazem no presente, o desfecho correto é eleição para revezamento na distribuição do Marmitex na cadeia.