Governo Lula não sabe a explicação para as cores da bandeira
Publicação com erros permanece nas redes sociais nesta segunda e já foi visualizada por quase 1 milhão de pessoas

O governo Lula publicou na conta oficial da rede X neste domingo, 7, uma mensagem em que tentava explicar as cores da bandeira.
As informações, contudo, estão erradas.
Mesmo assim, o texto com informações inverídicas continuava disponível nesta segunda, 8.
"Uma bandeira que conta nossa história em cada detalhe. Bonita é ela!", afirma a mensagem, marcando o Dia da Independência, 7 de setembro.
"O verde da flora brasileira. O amarelo da riqueza mineral do país", diz a primeira imagem (foto).
As duas informações estão erradas.
Nesta segunda, os erros fizeram o post alcançar quase 1 milhão de visualizações no X.
Um usuário perguntou ao Grok, a inteligência artificial do X, se a postagem era correta. A resposta foi:
"Oi! A postagem apresenta uma interpretação simbólica popular: verde para a flora, amarelo para riquezas minerais, etc. Historicamente, o verde representa a Casa de Bragança (família de D. Pedro I) e o amarelo a Casa de Habsburgo (sua esposa). O azul e estrelas são do céu da Proclamação da República em 1889. É uma mistura de simbolismo e história!."
Outro usuário, com o nome de Golden Boy, fez uma crítica dura: "O que fazer quando o seu proprio governo desinforma sobre a origem da propria bandeira? Coloca informações incorretas, categoricamente incorretas. (...) É por isso que você não deveria acreditar nas noticias oficiais, se eles têm a capacidade de distorcer a historia da bandeira do Brasil, e publicar sem nem ter medo de serem desmascarados, imagine o que eles não fazem com as informações para te manipular".
Usuários do X começaram a preparar notas de comunidade, que ainda não foram publicadas.
Uma das referências que está sendo usada é uma página no site do Senado.
"A bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Ela foi inspirada na bandeira do Império brasileiro. A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz", diz a página do Senado.
Resumindo: verde para a Casa de Bragança, amarelo para os Habsburgos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)