Lula quer se apossar do 7 de Setembro
Secom, comandada pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, anunciou que desfile terá entre seus temas a COP30 e o Novo PAC

A Secretaria de Comunicação da Presidência, Secom, dirigida pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, anunciou na tarde de segunda, 1º, que o desfile do Sete de Setembro em Brasília terá três "eixos temáticos".
São eles: "Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC, e Brasil do Futuro, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas)".
O texto medíocre mal dá para entender quais são os três temas.
Mas a conclusão é fácil: Sidônio fez o possível para enxotar propaganda governista em um evento pátrio, para comemorar a Independência do Brasil.
Ora, a Independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I em 1822, nada tem a ver com a COP30, evento que tem tudo para dar errado e está marcado para ocorrer Belém.
Tampouco tem algo com o Novo PAC, programa de investimentos em obras de infraestrutura, comandado por Rui Costa, o ministro da Casa Civil.
Soberania
O apelo ao patriotismo, obviamente, faz parte de um evento para celebrar a quebra de laços com Portugal, a antiga metrópole.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro definiu que o tema daquele desfile seria "Democracia, soberania e união".
Então, ainda que "soberania" seja o assunto do momento de Lula, em sua reação ao tarifaço de Donald Trump, tocar no assunto não é algo que destoe em um Sete de Setembro.
Mas falar de COP30 e Novo PAC em uma data pátria é puro oportunismo partidário.
Sidônio não quer perder uma única oportunidade para fazer propaganda do governo petista, de olho na reeleição do ano que vem.
O Sete de Setembro, assim, vem na esteira da reunião ministerial, em que Lula constrangeu todos os seus 38 ministros a usarem um boné azul com a frase "O Brasil é dos brasileiros".
E acontecerá uma semana depois de o presidente publicar um vídeo eleitoreiro nas redes sociais, pago com dinheiro público.
Resta saber como os militares, que têm se inclinado para o bolsonarismo nos últimos anos, receberão a notícia de que irão fazer propaganda lulista em pleno Sete de Setembro.
Assista ao Papo Antagonista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)