Putin poderá ir para a Copa do Mundo, afirma Trump
O presidente americano mostrou foto que o ditador russo lhe mandou: "Vai depender do que acontecer nas próximas semanas"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), insinuou que o ditador russo Vladimir Putin poderá comparecer à Copa do Mundo de Futebol da Fifa, em 2026.
Durante um anúncio no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta, 22, Trump pegou uma foto sua com Putin, no Alasca, e mostrou aos jornalistas.
"Eu acabei de receber uma foto de alguém que quer estar muito lá. Ele me respeita muito e respeita meu país, mas não tem sido tão respeitoso com os outros", disse Trump.
"Este é Vladimir Putin, que eu acredito que virá, dependendo do que acontecer. Talvez ele venha, talvez não. Dependendo do que acontecer. Tem muita coisa acontecendo nas próximas semanas. Mas acho que esta é uma boa foto dele", disse Trump.
Desconforto
Ao lado de Trump, o presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, não conseguiu esconder o desconforto.
Após a invasão da Ucrânia, em 2022, a Fifa suspendeu a seleção russa.
"O futebol está totalmente unido aqui e em plena solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia", disse a Fifa em um comunicado, em maio de 2022.
Putin até poderia ir aos Estados Unidos, como fez na semana passada, uma vez que os EUA não assinaram o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, TPI.
Se os Estados Unidos fossem parte do TPI, os americanos seriam obrigados a prender Putin e enviá-lo para Haia, para responder por crimes de guerra, por deportar e transferir ilegalmente crianças de áreas ocupadas na Ucrânia.
Sorteio
Trump disse que o sorteio para a competição de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington.
A competição terá 48 seleções e irá acontecer também no Canadá e no México.
A maioria das partidas será em cidades americanas.
Trump disse que deixou "alguma coisa para eles", referindo-se aos outros países.
"Cada jogo desses é do tamanho de um Superbowl", disse Trump, em referência ao campeonato de futebol americano.
Durante o anúncio, Trump usou um boné vermelho com a frase "Trump estava certo sobre tudo" (Trump was right about everything, em inglês).
A frase é uma versão do Faça a América Grande de Novo, ou "Make America Great Again", ou MAGA.
Segurança
Durante o anúncio, Trump fez o possível para relacionar a Copa do Mundo com a situação de segurança na cidade de Washington.
Em 11 de agosto, Trump solicitou intervenção federal em Washington, alegando que o crime está em ascensão e que não é possível caminhar na cidade ou comer tranquilamente nos restaurantes.
A intervenção estava programada para durar trinta dias.
"Washington D.C. deveria ser um dos lugares mais seguros e bonitos do mundo, mas há alguns anos não é mais. A esquerda radical saiu do controle, porque os democratas não querem segurança", afirmou Trump em coletiva na Casa Branca, há duas semanas.
Leia em Crusoé: Franco, Videla e Putin: os ladrões de crianças
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)