O senador que ameaça os planos de Lula para o governo de MG
O petista não esconde de ninguém a intenção de apoiar a candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo do estado em 2026

O presidente Lula (PT) não esconde de ninguém a intenção de apoiar a candidatura senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo do estado de Minas Gerais em 2026.
"Eu não posso dizer quem é que vai ser [ministro], gente. Se pudesse falar, eu falaria. Mas eu quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero", disse o presidente da República em entrevista coletiva concedida a jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto em 30 de janeiro de 2025.
Em 12 de agosto, Lula se referiu ao ex-presidente do Senado como "meu governador" durante um almoço, fora da agenda, em Brasília, conforme publicou a CNN Brasil.
Os planos de Lula, no entanto, esbarram no senador Cleitinho (Republicanos-MG), aliado de Jair Bolsonaro.
Conforme pesquisa Genial/Quaest publicada nesta sexta, 22, o parlamentar da oposição lidera a corrida pelo governo mineiro, com 28% das intenções de voto.
Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido), 16%.
Pacheco, o favorito de Lula, está apenas em terceiro lugar, com 9%, segundo por Mateus Simões (Novo), com 4%.
Indecisos são 17%, enquanto brancos e nulos somam 26%.
Cleitinho muito à frente de Pacheco
Em fevereiro, Cleitinho já aparecia muito à frente de Pacheco, com 33% das intenções de voto.
O ex-presidente do Senado tinha 8%.
O senador da oposição confirmou ao jornal O Tempo no início do ano que estuda trocar o Republicanos pelo PL para disputar o governo de Minas. O único empecilho seria a pretensão do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de disputar o mesmo posto em 2026.
A candidatura do deputado dependeria, contudo, de uma mudança na legislação, que permitisse alguém com menos de 30 anos concorrer ao governo. No ano quem vem, Nikolas terá apenas 29.
Zema não vai fazer seu sucessor?
A pesquisa mostrou também que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não deve fazer seu sucessor no estado.
Segundo o levantamento, 48% dos eleitores mineiros acham que Zema não merece eleger um sucessor, ante 46% que o apoiam na missão. Em fevereiro, 50% diziam que ele indicaria o próximo chefe do governo de Minas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-08-22 12:43:54O bravo povo de Minas, a terra da liberdade, jamais elegerá este canalha omisso e submisso à ditadura a nada pois o destino desta escória é o lixo.