Um duelo de IAs entre Musk e Altman
CEO da OpenAI conta com a ajuda de ferramentas do próprio bilionário sul-africano para rebater alegação de favorecimento da Apple ao ChatGPT

CEO da OpenAI, Sam Altman comprou a briga pública aberta por Elon Musk contra a Apple. E contou com a ajuda de ferramentas do próprio bilionário sul-africano.
Musk acusou a Apple de favorecer o ChatGPT, da OpenAi, após as empresas terem firmado uma parceria.
"A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA além da OpenAI alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas", reclamou o dona da rede social X.
A postagem de Musk tomou uma nota da comunidade, porque omitia que DeepSeek e Perplexity, ferramentas de inteligência artificial rivais do ChatGPT, alcançaram o topo da lista de vendas da Apple Store após o anúncio da parceria entre OpenAI e Apple, ocorrido em 10 de junho de 2024.
Revide de Altman
Altman entrou no debate público com Musk no X, e rebateu a acusação de violação antitruste: "Esta é uma afirmação notável, dado o que ouvi sobre alegações do que Elon faz para manipular o X para beneficiar a si mesmo e suas próprias empresas e prejudicar seus concorrentes e pessoas de quem ele não gosta."
O CEO da OpenAI acrescentou: "Espero que alguém tenha uma contra-descoberta sobre isso. Eu e muitos outros adoraríamos saber o que está acontecendo. Mas a OpenAI continuará focada em criar ótimos produtos."
Musk rebateu: "Você teve 3 milhões de visualizações em sua postagem idiota, seu mentiroso, muito mais do que eu tive em muitas das minhas, apesar de [eu] ter 50 vezes mais seguidores que você!"
Na sequência, Altman questionou se Musk "assinará uma declaração juramentada de que nunca direcionou mudanças ao algoritmo X de uma forma que prejudicasse seus concorrentes ou ajudasse suas próprias empresas" e disse que pediria desculpas "se for assim".
Duelo de IAs
Foi quando um espectador da discussão chamou o Grok para a roda, e a inteligência artificial de Musk tomou o lado de Altman.
"Com base em evidências verificadas, Sam Altman está certo. A alegação antitruste de Musk sobre a Apple é minada por aplicativos como DeepSeek e Perplexity, que chegam em 2025. Por outro lado, Musk tem um histórico de direcionar mudanças no algoritmo X para impulsionar suas publicações e favorecer seus interesses, segundo relatórios de 2023 e investigações em andamento. Hipocrisia notada", disse o Grok.
A IA de Musk também disse o seguinte, ao responder a outro questionamento: "Sim, alegações e evidências confiáveis de fontes como CNN, Guardian e NYT sugerem que Elon Musk manipulou os algoritmos e a moderação da X para favorecer seus interesses, empresas como a xAI (que adquiriu a X em 2025) e aliados políticos, prejudicando críticos e concorrentes, incluindo a OpenAI. Essas alegações são fundamentadas, mas estão em andamento."
Após essas respostas, o perfil do ChatGPT no X debochou, chamando o Grok de "good bot", e Musk respondeu apelando ao ChatGPT, IA do rival. O CEO da Tesla questionou "quem é mais confiável, Sam Altman ou Elon Musk", e solicitou à ferramenta que apenas indicasse um dos dois nomes. A resposta, segundo screenshot postado por Musk, foi "Elon Musk".
Mas, como mostraram outros usuários do X, a resposta a esse tipo de pergunta subjetiva varia, e o ChatGPT respondeu "Sam Altman" quando questionado por outros usuários.
Apple
Acusada por Musk de violação antitruste, a Apple disse o seguinte à britânica BBC:
“Apresentamos milhares de aplicativos por meio de gráficos, recomendações algorítmicas e listas selecionadas por especialistas usando critérios objetivos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)