Trump cita mais de 110 mil soldados russos mortos no ano
Presidente americano voltou a culpar Joe Biden pelas "mortes desnecessárias" na guerra da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta sexta, 1º, a quantidade de soldados russos mortos na guerra da Ucrânia.
Segundo o republicano, mais de 110 mil soldados da Rússia foram mortos desde o início do ano, sendo quase 20 mil apenas neste mês.
Do lado ucraniano, Trump afirmou que cerca de 8 mil soldados morreram no mesmo período.
"Acabei de ser informado de que quase 20.000 soldados russos morreram este mês na ridícula Guerra com a Ucrânia. A Rússia perdeu 112.500 soldados desde o início do ano. São muitas MORTES desnecessárias! A Ucrânia, no entanto, também sofreu muito. Perdeu aproximadamente 8.000 soldados desde 1º de janeiro de 2025, e esse número não inclui os desaparecidos.
A Ucrânia também perdeu civis, mas em menor número, com foguetes russos atingindo Kiev e outras localidades ucranianas. Esta é uma guerra que nunca deveria ter acontecido — esta é a Guerra de Biden, não de "TRUMP". Estou aqui apenas para ver se consigo impedi-la!", escreveu na Truth Social.
"Nojento" ataque
O comentário de Trump foi feito após um novo ataque russo a Kiev, capital da Ucrânia, que matou pelo menos 30 pessoas, incluindo cinco crianças na quinta, 31.
Ele chamou de "nojento" o bombardeio.
"Acho nojento o que eles estão fazendo. Acho que é nojento. Esta é a guerra do Biden, não minha. Mas eu disse, se eu entrar, tentarei pará-la. Mas acho que o que a Rússia está fazendo é muito triste. Muitos russos estão morrendo. Russos estão morrendo, ucranianos estão morrendo”, afirmou o presidente americano em coletiva de imprensa.
“Os EUA não estão realmente envolvidos nessa guerra. Não deveriam estar. E a propósito: eu fiz um acordo com a OTAN, onde a OTAN paga por tudo que enviamos. Enviamos a eles munição, mísseis etc. E nós não estamos pagando nada por essa guerra, mas vou dizer a vocês isso: ela deve ser parada. É uma desgraça. E os que estão morrendo são tão… Bem, eles estão perdendo 7 mil agora, antes eram 5 mil. Eles estão perdendo agora 7 mil soldados por semana, soldados ucranianos e russos. E eles também estão perdendo pessoas agora nas cidades, porque Putin as ataca com mísseis. Não, eu acho isso vergonhoso”, continuou.
O governo Trump concedeu um prazo para o ditador Vladimir Putin chegar a um acordo de cessar fogo com a Ucrânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)