Erro do governo Lula em imagem de Santos Dumont rende críticas e “errata”
Especialista em aviação explicou erro técnico em arte gerada por IA que representava o histórico 14 Bis

A Agência Espacial Brasileira publicou uma arte comemorativa (foto) pelos 152 anos de nascimento de Santos Dumont com erros visuais e históricos.
A imagem, gerada por inteligência artificial (IA), representou de forma incorreta o histórico avião 14 Bis, o que rendeu críticas nos comentários.
O especialista em aviação Lito Sousa, que já participou do Podcast OA!, chamou atenção para os erros na representação da aeronave e no rosto de Santos Dumont.
"Que absurdo isso, hein? A Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Tecnologia e Inovação fizeram uma arte comemorativa do aniversário de 152 anos de Santos Dumont. O problema é que não teve uma alma para revisar a arte antes de publicar. Nós não estamos falando de uma empresa pequena, estamos falando de um ministério que deve ter a sua verba de marketing e revisão. E provavelmente eles usaram IA [inteligência artificial] para fazer essa arte e economizar. Porque isso aí não é o rosto de Santos Dumont", afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais.
Pelo amor dos meus filhinhos, como dizia o Silvio Luiz [narrador esportivo], que raios de 14 Bis é esse aí? Eles fizeram o avião ao contrário. A IA deve ter feito, né, com a hélice na frente. O 14 Bis era pusher, hélice atrás, e com arranjo canard de asas, ou seja, a asa maior era atrás e não na frente", acrescentou.
Sousa criticou o fato da publicação ter ficado disponível por sete dias no perfil oficial da agência antes de ser removida.
"Já faz sete dias que as pessoas criticaram, e essa imagem ainda está no Instagram da agência espacial. Tem que remover e pedir desculpas pelo erro com o maior gênio brasileiro", afirmou.
"Inconsistências históricas"
Após a repercussão negativa, a Agência Espacial Brasileira divulgou uma nota oficial admitindo o erro.
Segundo a agência, a criação da imagem por Inteligência Artificial tinha como proposta "prestar uma homenagem" ao inventor, mas que "o resultado apresentou inconsistências históricas na representação do 14 Bis".
Eis a íntegra do comunicado:
"Errata
Na postagem comemorativa pelos 152 anos de Santos Dumont, veiculada em nossas redes no dia 20 de julho, nós utilizamos uma imagem gerada por inteligência artificial. A proposta era prestar uma homenagem visual ao inventor, mas o resultado apresentou inconsistências históricas na representação do 14 Bis, notadamente em sua estrutura e proporções.
Desta maneira, reconhecemos o equívoco e pedimos desculpas pelo inconveniente. Nosso objetivo sempre foi valorizar a memória de Santos Dumont e promover o conhecimento científico com seriedade e respeito à história.
Agradecemos a todos que nos alertaram de forma construtiva.
Seguimos comprometidos com a divulgação científica responsável e a valorização do nosso patrimônio aeroespacial.
Atenciosamente,
Agência Espacial Brasileira."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Joaquim Arino Durán
2025-07-29 12:57:21Bolsonaro erradicava a cultura, Lula a distorce.
MARCOS
2025-07-29 12:40:39PELAS FOTOS SE VÊ OUTRO ERRO. SANTOS DUMONT PILOTAVA EM PÉ. NA FOTO ELE ESTÁ SENTADO.
MARCOS
2025-07-29 12:39:03ERRO OU PROPOSITAL? PARA CONSERTAR O "ERRO" SE GASTA MAIS DINHEIRO?
F-35- Hellfire
2025-07-29 11:00:12Ridículo! O avião é totalmente diferente do 14 Bis e o piloto está na posição errada!
Joaquim Arino Durán
2025-07-29 10:14:52Do (des) governo Lula, só vergonha.
F-35- Hellfire
2025-07-28 23:00:43PT-bando de ignorantes!
Denise Pereira da Silva
2025-07-28 20:12:23O roubo é tanto e tão descarado que nem prestam atenção no que fazem ou mandam fazer para “economizar” em causa(s) própria(s).