Um critério para o governo Trump avaliar IAs
Plano de ação aponta que ausência de "viés ideológico" será decisivo na contratação de desenvolvedores

O governo dos Estados Unidos lançou nesta quarta-feira, 23, um plano de ação para Inteligência Artificial. O objetivo do projeto, segundo a Casa Branca, é inaugurar "uma nova era de ouro de prosperidade humana, competitividade econômica e segurança nacional para o povo americano".
Para alcançar a meta, a gestão Donald Trump prevê a análise de modelos de Inteligência Artificial quanto ao seu "viés ideológico".
"Atualizando as diretrizes de aquisição federais para garantir que o governo contrate apenas desenvolvedores de modelos de linguagem de fronteira de grande porte que garantam que seus sistemas sejam objetivos e livres de vieses ideológicos de cima para baixo", disse a Casa Branca.
Segundo o diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, Michael Kratsios, "o Plano de Ação para a IA dos Estados Unidos traça um curso decisivo para consolidar o domínio americano em inteligência artificial. O presidente Trump priorizou a IA como pedra angular da inovação americana, impulsionando uma nova era de liderança americana em ciência, tecnologia e influência global. Este plano galvaniza os esforços federais para turbinar nossa capacidade de inovação, construir infraestrutura de ponta e liderar globalmente, garantindo que os trabalhadores e famílias americanos prosperem na era da IA. Estamos agindo com urgência para tornar essa visão uma realidade".
Para o secretário de Estado e conselheiro interino de Segurança Nacional, Marco Rubio, "vencer a corrida da IA é inegociável".
"Os Estados Unidos devem continuar a ser a força dominante em inteligência artificial para promover a prosperidade e proteger nossa segurança econômica e nacional. O Presidente Trump reconheceu isso no início de seu governo e tomou medidas decisivas ao encomendar este Plano de Ação para IA. Essas metas políticas claras estabelecem expectativas para o Governo Federal, garantindo que os Estados Unidos estabeleçam o padrão ouro tecnológico mundial e que o mundo continue a operar com tecnologia americana", acrescentou.
Aliados políticos de Trump acusam modelos de IA de preconceito liberal. Eles alegam que algumas empresas estariam treinando sua tecnologia para criticar posições de direita.
O plano de ação da Casa Branca também lista uma série de políticas para reprimir a regulamentação da IA, prevendo que as agências federais com financiamento relacionado à IA considerem "o clima regulatório de IA de um estado ao tomar decisões de financiamento".
Estados como Nova York tentam policiar a tecnologia da IA nos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)