Governadores defendem Jair Bolsonaro
Zema, Cláudio Castro, Jorginho Mello e Tarcísio deram declarações favoráveis ao ex-presidente após decisão de Alexandre de Moraes

Governadores de estados do Sudeste e do Sul defenderam Jair Bolsonaro nas redes sociais nesta sexta, 18.
Romeu Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, publicou um vídeo criticando a decisão do ministro do STF de colocar tornozeleira eletrônica no ex-presidente.
"O Brasil virou um tribunal de exceção, e o réu é sempre o mesmo: quem não concorda com o sistema. A perseguição contra Jair Bolsonaro chegou hoje a um novo absurdo. Impedir um pai de família falar com o próprio filho, censurar as redes sociais, isso não é justiça. É sim, abuso de poder. Minha solidariedade a toda família Bolsonaro. O Brasil não pode aceitar que um sistema judicial seja usado para calar opositores e intimidar quem pensa diferente. Que a justiça e a liberdade voltem a prevalecer no Brasil", disse Zema.
Cláudio Castro
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que o ex-presidente tem colaborado com a Justiça.
"Bolsonaro sempre esteve à disposição da Justiça e nunca se escondeu. Não dá para tratar um ex-presidente desta forma. A democracia que tanto é gritada nos dias atuais exige que a dignidade e o direito de defesa sejam preservados", afirmou Castro nas redes sociais.
Jorginho Mello
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (foto), falou que o objetivo seria tirar Jair Bolsonaro, que está inelegível, das próximas eleições.
"Impedir o principal líder da oposição de se comunicar com a população — e até com o próprio filho — é uma violência. E tudo isso partiu de um pedido do PT, partido que tem clara intenção de tirar Bolsonaro das eleições. O Brasil precisa baixar a fervura. É hora de distensionar o ambiente político. Esse caminho não faz bem à democracia, à economia e, principalmente, ao povo brasileiro. O presidente Bolsonaro é um homem honesto e não merecia estar passando por isso", escreveu nas redes.
Wilson Lima
O governador do Amazonas escreveu no Instagram: "Toda voz merece ser ouvida com respeito e justiça. Bolsonaro não fugiu à luta e, como demonstrou há pouco, está a disposição para prestar qualquer esclarecimento. Que fique firme em sua missão e siga demonstrando seu amor ao Brasil, acima de tudo".
Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou a decisão do STF e pediu pacificação.
"Coragem é um atributo que quem conhece Jair Bolsonaro sabe que nunca lhe faltou. Não faltou quando atentaram contra a sua vida. Não faltou para lidar com as crises sem precedentes que este país passou quando ele era presidente. Não faltou para defender a liberdade, valores, ideais e combater injustiças. E não vai faltar agora, pois ele sabe que estamos e seguiremos ao seu lado. Não conheço ninguém que ame mais este país, que tenha se sacrificado mais por uma causa, quanto Jair Bolsonaro. Não imagino a dor de não poder falar com um filho. Mas se as humilhações trazem tristeza, o tempo trará a justiça. Não haverá pacificação enquanto não encontrarmos o caminho do equilíbrio. Não haverá paz social sem paz política, sem visão de longo prazo, sem eleições livres, justas e competitivas. A sucessão de erros que estamos vendo acontecer afasta o Brasil do seu caminho. Força, presidente", escreveu Tarcísio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Denise Pereira da Silva
2025-07-18 19:41:20Que horror! A sabujice do Governador Tarcísio de Freitas a Jair Bolsonaro não tem limite de hipocrisia e delírio. Meu maior temor é que Tarcísio acredite de fato no que fala a respeito de Jair Bolsonaro.