"Agora é uma parceria verdadeiramente igualitária"
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou nesta quinta-feira, 1º, a assinatura do acordo sobre minerais com os Estados Unidos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou nesta quinta-feira, 1º, a assinatura do acordo sobre minerais com os Estados Unidos.
Segundo Zelensky, o acordo mudou "significativamente" durante o processo de preparação.
"Agora é uma parceria verdadeiramente igualitária — que cria oportunidades para investimentos substanciais na Ucrânia, bem como uma modernização significativa das indústrias ucranianas e, igualmente importante, de suas práticas jurídicas", afirmou.
"O acordo não prevê dívidas. Estipula a criação de um Fundo de Reconstrução que investirá na Ucrânia e gerará retornos no país. Isso significa um trabalho conjunto com os Estados Unidos, com base em termos justos, permitindo que tanto a Ucrânia quanto os Estados Unidos, que nos apoiam em nossa defesa, lucrem em parceria", continuou.
Zelensky e o presidente dos EUA, Donald Trump, discutiram os termos finais para a conclusão do acordo no Vaticano, onde estavam para acompanhar o funeral do papa Francisco.
"De fato, este é o primeiro resultado tangível daquela reunião no Vaticano, tornando-a histórica. Aguardamos ansiosamente outros resultados dessa conversa — foi uma reunião significativa, e o presidente Trump e eu aproveitamos cada minuto ao máximo", disse.
Agora, o acordo será submetido à Verkhovna Rada, o Parlamento ucraniano, para ratificação.
"E estamos interessados em que não haja atrasos", concluiu o presidente da Ucrânia.
O acordo
Após dois meses de atraso, o Departamento de Tesouro americano anunciou na quarta-feira, 30, a assinatura de um acordo para a criação do Fundo de Investimento para a Reconstrução da Ucrânia.
Pelos termos do acordo, os Estados Unidos terão acesso à exploração de minerais de terras raras em território ucraniano, em troca de apoio militar ao país invadido pela Rússia.
Além disso, o Tesouro informou que a parceria econômica entre os países acelerará a recuperação econômica da Ucrânia após o término da guerra.
“Graças aos esforços incansáveis do Presidente Trump para garantir uma paz duradoura, tenho o prazer de anunciar a assinatura do histórico acordo de parceria econômica entre os Estados Unidos e a Ucrânia, que estabelece o Fundo de Investimento para a Reconstrução Estados Unidos-Ucrânia”, disse o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcelo Tolaine Paffetti
2025-05-01 18:28:56Zelensky não teve escolha. Era pegar ou perder o país inteiro. Um mal acordo sempre é melhor que a capitulação.