Trump perde no Canadá
Em meio a uma disputa dominada pelas tarifas e pela política comercial americana, o Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições no Canadá

Em meio a uma disputa dominada pelas tarifas e pela política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney (foto), venceu na segunda-feira, 28, as eleições no Canadá.
Com a vitória, os liberais conseguiram direito de exercer o quarto mandato consecutivo, um feito raro no país, mas não formaram um governo majoritário.
Os liberais de Carney conquistaram 168 das 343 cadeiras do Parlamento canadense.
Após a vitória, Carney disparou contra Trump.
"A América quer nossa terra, nossos recursos, nossa água, nosso país", disse o primeiro-ministro canadense.
"Estas não são ameaças vazias. O presidente Trump está tentando nos destruir para que os Estados Unidos possam nos dominar. Isso nunca, nunca, jamais acontecerá. Mas também precisamos reconhecer a realidade de que nosso mundo mudou fundamentalmente", acrescentou.
Mesmo assim, ele prometeu se sentar com Trump para negociar um futuro acordo econômico e de segurança como "duas nações soberanas"
Carney também afirmou que enfrentaria a crise "com força positiva e avassaladora".
Trump e o Canadá
Desde que retornou à Casa Branca, Trump tem falado em tornar o Canadá o 51º estado americano.
Ele também elevou as tarifas sobre o país vizinho, incluindo 25% sobre produtos que não cumprem o acordo Estados Unidos-México-Canadá, além de uma tarifa de 25% sobre automóveis e peças automotivas.
A derrota do Partido Conservador
Liderado por Pierre Poilievre, que durante boa parte da campanha ele foi comparado a Trump, o Partido Conservador acabou em segundo lugar, com 144 cadeiras.
Embora tenha sido derrotada, a legenda registrou seu melhor desempenho em décadas.
"Recebemos a maior votação que nosso partido recebeu desde 1988", disse Poilievre após a derrota. "Ainda não cruzamos a linha de chegada, mas sabemos que a mudança é necessária. Mas mudanças são difíceis de acontecer. Leva tempo."
Poilievre, por sua vez, perdeu seu lugar no Parlamento como representante de Ottawa.
A cadeira conservadora, que ele mantinha desde 2004, foi transferida para liberal Bruce Fanjoy.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)