Ameaça expõe "natureza chantagista" dos EUA, diz China
"Se os EUA insistirem em seu próprio caminho, a China lutará até o fim", afirmou o Ministério do Comércio chinês

O Ministério do Comércio da China rechaçou nesta terça-feira, 8, a possibilidade de ceder à pressão de Donald Trump para retroceder sobre as medidas anunciadas em retaliação ao 'tarifaço' do presidente americano.
Segundo a pasta, a imposição pelos EUA de "tarifas recíprocas" à China é "completamente infundada e é uma prática típica de intimidação unilateral".
"As contramedidas que a China tomou visam salvaguardar sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento, e manter a ordem comercial internacional normal. Elas são completamente legítimas", disse o ministério chinês.
"A ameaça dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro em cima de um erro e mais uma vez expõe a natureza chantagista dos EUA. A China nunca aceitará isso. Se os EUA insistirem em seu próprio caminho, a China lutará até o fim", acrescentou.
As novas ameaças de Trump
Trump voltou a ameaçar a China na segunda-feira, 7, com tarifas adicionais de 50%, caso Pequim não retire as tarifas retalitórias de 34%.
"Ontem, a China emitiu tarifas retaliatórias de 34%, além de suas tarifas já recordes, tarifas não monetárias, subsídios ilegais de empresas e manipulação cambial massiva de longo prazo, apesar do meu aviso de que qualquer país que retalie os EUA emitindo Tarifas adicionais, acima e além do abuso Tarifário de longo prazo já existente de nossa nação, será imediatamente confrontado com tarifas novas e substancialmente mais altas, acima daquelas inicialmente definidas. Portanto, se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas ADICIONAIS à China de 50%, com efeito em 9 de abril. Além disso, todas as negociações com a China sobre suas reuniões solicitadas conosco serão encerradas! As negociações com outros países, que também solicitaram reuniões, começarão a ocorrer imediatamente. Obrigado por sua atenção a este assunto!", escreveu Trump na Truth Social.
“Coisa linda de se ver”
No domingo, 6, Trump afirmou que as tarifas “são uma coisa linda de se ver”.
“Temos enormes déficits financeiros com a China, a União Europeia e muitos outros. A única maneira de curar esse problema é com TARIFAS, que agora estão trazendo dezenas de bilhões de dólares para os EUA. Elas já estão em vigor e são uma coisa linda de se ver. O superávit com esses países cresceu durante a “presidência” do sonolento Joe Biden. Vamos reverter isso, e reverter RAPIDAMENTE. Algum dia as pessoas perceberão que as tarifas, para os Estados Unidos da América, são uma coisa muito linda!”
Leia também: Mais de 50 países pedem negociação após tarifaço de Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)