União Europeia defende negociação com Trump sobre 'tarifaço'
Representante europeu definiu as tarifas de Trump como "prejudiciais" e "injustificadas"

O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, afirmou que a União Europeia está pronta para "negociações significativas" sobre as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos.
Em publicação no X, Sefcovic classificou as tarifas como "prejudiciais" e "injustificadas", após reunião de duas horas com o secretário de comércio americano, Howard Lutnick.
"Uma troca franca de 2h com secretário Howard Lutnick e Jamieson Greer. Fui claro: as tarifas dos EUA são prejudiciais, injustificadas.
A relação comercial União Europeia - Estados Unidos precisa de uma nova abordagem.
A UE está comprometida com negociações significativas, mas também preparada para defender nossos interesses.
Mantemos contato", escreveu.
Retaliação?
Apesar de priorizar as negociações com os americanos, a União Europeia está preparando um pacote de retaliação tarifária na ordem de US$ 25 bilhões.
A resposta busca equilibrar o impacto das tarifas americanas de 25% sobre os setor de aço, alumínio e automotivo.
Os representantes dos países europeus se reunião para definir a data em que as taxas entrarão em vigor.
China reage
A China anunciou tarifas adicionais de 34% para produtos importados dos Estados Unidos.
Em comunicado, a Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China afirmou que a imposição das tarifas recíprocas de Trump não está de acordo com as regras do comércio internacional, “prejudicando seriamente os direitos e interesses legítimos da China”.
“É uma prática típica de intimidação unilateral que não apenas prejudica os próprios interesses dos EUA, mas também coloca em risco o desenvolvimento econômico global e a estabilidade da cadeia de produção e fornecimento”, continuou.
“A China pede que os Estados Unidos cancelem imediatamente suas medidas tarifárias unilaterais e resolvam as diferenças comerciais por meio de consultas de maneira igualitária, respeitosa e mutuamente benéfica”, completou.
Tarifas recíprocas
O presidente americano Donald Trump anunciou a assinatura de uma ordem executiva estabelecendo tarifas recíprocas generalizadas sobre importações dos parceiros comerciais.
"Esse é o dia da libertação que estamos esperando há muito tempo”, disse o republicano, acrescentando que a data deveria ser lembrada como “o dia em que a indústria americana renasceu”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)