O que a Ucrânia pediu aos EUA nas negociações?
Zelensky revelou as sugestões feitas às autoridades americanas que, segundo ele, ofereceram um "passo ainda maior"

A reunião entre representantes ucranianos e americanos em Riad, capital da Arábia Saudita, foi considerada "boa e construtiva" pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Os dois países emitiram uma declaração conjunta afirmando que concordaram com um acordo provisório de cessar-fogo por 30 dias.
Em publicação no X, Zelensky revelou as propostas apresentadas pelos Estados Unidos e pela Ucrânia durante o encontro.
Segundo o presidente ucraniano, Kiev sugeriu "três pontos principais", incluindo a interrupção de ataques aéreos e marítimos, além da libertação de prisioneiros de guerra e de crianças que estão na Rússia.
"Silêncio nos céus — interrompendo ataques com mísseis, bombas e drones de longo alcance; silêncio no mar; medidas reais de construção de confiança em toda essa situação, nas quais a diplomacia está em andamento, o que significa principalmente a libertação de prisioneiros de guerra e detidos — tanto militares quanto civis — e o retorno de crianças ucranianas que foram transferidas à força para a Rússia", afirmou Zelensky.
No entanto, o presidente ucraniano revelou que os americanos propuseram "um passo ainda maior":
"Um cessar-fogo provisório total de 30 dias, não apenas interrompendo ataques com mísseis, drones e bombas, não apenas no Mar Negro, mas também ao longo de toda a linha de frente", escreveu.
Resultado
Como parte do acordo, os Estados Unidos concordaram em suspender a restrição à ajuda militar e ao compartilhamento de inteligência com os ucranianos.
A decisão reverte uma medida adotada após o desentendimento entre Zelensky e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca.
Sem o apoio americano, a Ucrânia foi alvo de ataques massivos da Rússia nos últimos dias. Em resposta, Kiev lançou um ataque com drones contra uma refinaria de petróleo em Moscou.
Próximos passos
Após o encontro, o conselheiro de Segurança dos EUA, Mike Waltz, afirmou que a delegação ucraniana compartilha a mesma "visão do presidente Trump para a paz".
Waltz também destacou que os ucranianos "apresentaram medidas e propostas concretas".
O senador Marco Rubio, afirmou que a Ucrânia está "pronta para parar de atirar" e que agora cabe aos russos aceitarem o cessar-fogo.
"Se eles disserem não, infelizmente saberemos quem está impedindo a paz", declarou.
Leia mais: "O que a Ucrânia quer com ataque de drones a Moscou"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)