Processo contra Deltan com base em vazamentos será desarquivado no CNMP
Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público pediram, nesta terça-feira, 13, para desarquivar um processo que pede punição ao procurador Deltan Dallagnol (foto) com base nas mensagens obtidas por hackers e publicadas pelo site The Intercept. O caso havia sido arquivado, em decisão individual, pelo corregedor do órgão, Orlando Rochadel Moreira. Ele argumentou que as mensagens não...
Integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público pediram, nesta terça-feira, 13, para desarquivar um processo que pede punição ao procurador Deltan Dallagnol (foto) com base nas mensagens obtidas por hackers e publicadas pelo site The Intercept.
O caso havia sido arquivado, em decisão individual, pelo corregedor do órgão, Orlando Rochadel Moreira. Ele argumentou que as mensagens não tinham sua autenticidade comprovada. Agora, deve voltar a ser examinado a pedido dos conselheiros Erick Venâncio e Leonardo Aciolly.
O pedido de desarquivamento será distribuído para um relator, que será escolhido por sorteio. Esse relator trará seu parecer, que será votado pelos conselheiros no plenário do CNMP.
O processo em questão não estava na pauta da reunião desta terça-feira do CNMP. No encontro, o corregedor formalizou a retirada de pauta de outro processo contra Deltan, que havia sido apresentado pelo senador Renan Calheiros, do MDB.
O parlamentar emedebista acusa o procurador de ter feito campanha no Twitter para atacá-lo e influenciar as eleições de 2018. Como havia antecipado Crusoé, o caso foi retirado de pauta porque Renan fez um aditamento recente à reclamação.
Na reunião desta terça-feira, o CNMP também retirou de pauta outro processo que pede a proibição de manifestações políticas de integrantes da Lava Jato.
O CNMP só analisou um processo disciplinar sobre Dallganol, que pede punição ao procurador por causa de uma entrevista à rádio CBN no ano passado.
Na entrevista, o chefe da Lava Jato em Curitiba afirmou que decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski passam mensagem de leniência com corrupção.
Os conselheiros negaram um recurso do procurador para arquivar o processo. Os integrantes do conselho não analisaram o mérito do caso, mas decidiram que ele seguirá tramitando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lygia
2019-08-15 07:43:35A perseguição a Dallagnol é uma vergonha para.o Brasil. #abaixostf
Carlos
2019-08-14 22:30:46Em um dia, num instante, de repente o muro de Berlim caiu. A hora está chegando, não esqueçam, temos um Vice Presidente.
Evandro
2019-08-14 12:43:25Que vergonha! Deltan na PGR. Caso o Senado Federal consiga barrar, será outro caso.
Rui de Melo
2019-08-14 09:49:17Filha da Putice deste Conselho chefiado pelo Dias Toffoli! O Brasil deve fechar este supremo! O país não precisa desta corte corrupta para nada!
Roberto
2019-08-14 08:54:38A justiça só vale para quem luta contra a corrupção. Um PAÍS de CORRUPTOS E LADRÕES. O BRASIL tem DNA da corrupção. #LIXO #Escória da sociedade brasileira
Edmundo
2019-08-14 07:05:21Que país este meu Deus!!!!
Fatima
2019-08-13 23:19:57As excrescências podem até achar que estão ganhando no grito. Gilmar Mendes convenceu Toffoli a esticar a corda. Esticou demais, excelência. O jogo vai virar e levaremos ambos à nocaute.
Antonio
2019-08-13 23:05:55Muito ridículo os representantes do STF e agora o Ministério Público também entra nessa falta de respeito e inverte valores.Os criminosos são mais valorizados que as autoridades que combatem o crime.E aí ainda querem exigir contenção no vocabulário. VERGONHA!
Sueli
2019-08-13 22:49:05Tristes figuras neste DesaConselho, agora o beiçola pode ofender o MPF, inclusive na pessoa física do procurador e este não pode manifestar a sua opinião. Todos estão de olho nos senhores, até agora não fizeram nada contra as indecências deste criminoso hackeador verdevaldo. Deltan para PGR e Moro no STF, passando o Brasil a limpo!
Paulo
2019-08-13 22:10:33será que não vai aparecer alguém e soltar toda merda da república, tá valendo tudo !