Villas Bôas critica ‘ofensiva' de ambientalistas estrangeiros sobre Amazônia
Assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Eduardo Villas Bôas (foto) criticou na noite desta segunda-feira, 5, a “ofensiva” de ambientalistas internacionais sobre a Amazônia. E elogiou a atuação do governo Jair Bolsonaro de, “pela primeira vez”, se contrapor ao conjunto de ideias do chamado “politicamente correto” relacionado ao assunto. Em...
Assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Eduardo Villas Bôas (foto) criticou na noite desta segunda-feira, 5, a “ofensiva” de ambientalistas internacionais sobre a Amazônia. E elogiou a atuação do governo Jair Bolsonaro de, “pela primeira vez”, se contrapor ao conjunto de ideias do chamado “politicamente correto” relacionado ao assunto.
Em palestra sobre o pensamento estratégico militar promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Villas Bôas afirmou que a Amazônia é alvo de uma “guerra indireta”. Segundo o ex-comandante do Exército, depois da assinatura do acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, desencadeou-se uma “ofensiva de ambientalistas”, de países como Alemanha, Noruega e Estados Unidos, com críticas à atuação do Brasil na região.
Para o general, a ação é orquestrada por esses países, instrumentalizada por ONGs e organismos internacionais, e provoca um “déficit de soberania” da Amazônia. “O que me impressiona é que a inteligência nacional e seus múltiplos gestores até hoje não compreenderam que essas são novas ferramentas de atuação do imperialismo internacional”, afirmou o assessor especial do GSI.
Villas Bôas reclamou que, ao longo dos últimos anos, o Brasil tem sido de “uma passividade impressionante”. Segundo ele, salvo “raras exceções”, o país vive até hoje na defensiva. “Não temos uma política para a Amazônia, não temos um órgão para cuidar da Amazônia”, afirmou, ressalvando que o atual governo vem procurando se contrapor a essa postura, assim como as Forças Armadas.
O general criticou em especial a Noruega. Para ele, o país europeu não tem “autoridade moral para apontar o dedo para o Brasil e nos dar lições de responsabilidade ambiental”.
“A Noruega é um dos três únicos países do mundo que pescam baleia. É o único país do mundo que explora petróleo dentro do Círculo Polar Ártico”, citou. “Só porque doaram 1 milhão de reais para o Fundo da Amazônia, acham que têm autoridade de se meter em assuntos internos no nosso país”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ophir
2019-08-06 22:49:20Tudo bem, agora entregar as reservas para meia duzia de gdes latifundiarios derrubarem arvores centenarias e transformar o fragil ecosistema num pasto de dimensões continentais não pode ser admitido. Ou o Brasil gerencia corretamente esta riqueza ou alguem fará isto por nós!!
Alberto
2019-08-06 20:26:50EStá mais do que na hora de expulsar essas falsas ONG's do território brasileiro. Como disse o Presidente, a Amazonia é do Brasil e de mais ninguém. Esses verdadeiros tubarões estão interessados nas gigantescas riquezas do nosso subsolo e na incomensurável capacidade da nossa flara em produzir medicamentos. Não sei o que é que o governo está esperando para limpar essas áreas?
Julio
2019-08-06 18:07:22Muito bem general, a amazônia e nossa e ponto final, nos damos as diretrizes.
Antônio
2019-08-06 17:33:27Aplaudi o Gen. Villas Bôas de Pé,aqui. Este Senhor Merece Todo o Respeito da Nação Brasileira. &m exemplo de cidadão Brasileiro
Odete6
2019-08-06 17:06:31Que todas as forças do bem o envolvam, protejam e lhe dêem muita saúde, General Eduardo Villas Bôas!! Muito obrigada por tudo o que, sabemos, tem feito de extremamente relevante pelo nosso Brasil!! Penso que a frase decisiva é justamente esta sua: “Não temos uma política para a Amazônia, não temos um órgão para cuidar da Amazônia”. A reversão dessa realidade é a melhor e a mais adequada resposta que podemos dar ao planeta e, a única que efetivamente nos fará moralmente respeitados.
Vimar
2019-08-06 14:49:51Saúde General! Vossa Senhoria tem toda a credibilidade do mundo.
Geraldo
2019-08-06 14:32:39Acabem com esse fundo e já é uma bela estratégia para botar esses paisecos em seus devidos lugares. Outro ponto é acabar de vez com as ONGs que militam sobre esse tema. E o terceiro é claro OCUPAR com projetos corretos e necessários
Marina
2019-08-06 14:14:48Concordo com o General. Governo Lula rebaixa a a imagem do Brasil como aquela fala dos 35 milhões de crianças de rua, sempre com suas gracinhas sem graça nenhuma . Patife! Bajulador dos ricos!
Leao
2019-08-06 13:36:32Ele finge não saber que o bozo tá mais preocupado em abrir caminho para o garimpo. E se os americanos quiserem invadir, ele e seu filho pateta, darão todo apoio.
Áreis
2019-08-06 12:47:05Parabéns pelo posicionamento General que é nosso eterno Comandante Militar da Amazônia. Que Deus lhe saúde o bastante para ver DORAVANTE o Brasil Grande no futuro que vislumbramos.