Dogecoin, moeda meme que Musk carrega para o governo Trump
'Memecoin' inspira o nome do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que será liderado pelo bilionário; ela se valorizou 20% na terça-feira, 12
A criptomoeda dogecoin registrou uma alta expressiva na noite de terça-feira, 12, impulsionada pelo anúncio do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump sobre a criação do Departamento de Eficiência Governamental, abreviado como "DOGE", na sigla em inglês.
Essa memecoin, criptomoeda criada a partir de um meme, é encarada como um termômetro do interesse de investidores de varejo em ativos digitais e viu seu valor subir quase 20% na terça antes de se estabilizar.
O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e dono do X, foi designado por Trump junto com Vivek Ramaswamy, candidato presidencial republicano e cofundador da Strive Asset Management, para liderar o novo departamento.
"Incentivos importam"
Segundo declaração oficial, a dupla será responsável por reformular a estrutura das agências federais, eliminando burocracias e cortando regulamentações e gastos desnecessários.
"Incentivos importam. Deve haver recompensas para gastos inteligentes, mas aqueles que desperdiçam fundos dos contribuintes não podem continuar fazendo isso sem consequências", disse Musk ao comentar, em seu perfil no X, um dos vários memes produzidos a partir do anúncio de Trump.
Vivek também comentou a nova missão: "Nos últimos 2 anos, a Suprema Corte decidiu que o estado administrativo está se comportando de maneiras extremamente ilegais. Mas dar um tapa na burocracia no pulso não resolverá o problema, a única resposta certa é uma redução massiva".
A proposta de uma comissão de eficiência já tinha sido mencionada por Trump em setembro. Desde então, Musk, que já se autodenominou "Dogefather", vinha fazendo referências públicas ao projeto nas redes sociais.
O bilionário publicou, em postagem de 7 de setembro, uma imagem produzida por inteligência artificial com a sigla D.O.G.E., junto com a legenda "Department of Government Efficiency".
Valorização
Desde o dia da eleição, a dogecoin emergiu como um dos principais beneficiados, com uma impressionante valorização de 153%, em contraste com o aumento de 30% do Bitcoin no mesmo período. Além disso, a criptomoeda ultrapassou o XRP esta semana, tornando-se a sexta maior em termos de capitalização de mercado.
O fenômeno das memecoins serve como indicador do apetite por risco entre investidores de varejo no mercado cripto. O aumento da atividade dessas moedas costuma sinalizar maior disposição dos investidores para especulações arriscadas.
A dogecoin ganhou notoriedade em 2021, após insistentes endossos de Musk nas redes sociais. As postagens do dono do X serviram de catalisador para o auge histórico da moeda digital, em maio daquele ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)