Fux impede destruição e pede cópias de mensagens hackeadas
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), proibiu nesta quinta-feira, 1º, a destruição de provas colhidas com hackers presos pela Polícia Federal na semana passada na Operação Spoofing, que investiga a invasão de telefones e obtenção de dados de autoridades. O ministro também quer receber uma cópia de todo o inquérito da PF...
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), proibiu nesta quinta-feira, 1º, a destruição de provas colhidas com hackers presos pela Polícia Federal na semana passada na Operação Spoofing, que investiga a invasão de telefones e obtenção de dados de autoridades. O ministro também quer receber uma cópia de todo o inquérito da PF sobre a operação, com as mensagens extraídas nos ataques cibernéticos.
Segundo Fux, há “fundado receio de que a dissipação de provas possa frustrar a efetividade da prestação jurisdicional”. A decisão também dá cinco dias para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, explicar a intenção de destruir as mensagens descobertas em poder dos hackers.
O ministro atendeu a um pedido do PDT baseado em uma nota do presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, uma das vítimas dos hackers. No comunicado, na semana passada, Noronha havia informado que Moro avisou ao ministro do STJ que o material obtido com os hackers seria “descartado para não devassar a intimidade de ninguém”.
A Polícia Federal pediu hoje a prorrogação da prisão dos quatro presos da Spoofing, pela mudança da prisão temporária para preventiva. O prazo da prisão temporária termina nesta quinta-feira. O juiz responsável pelo inquérito, Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, ainda não decidiu se irá aceitar o pedido da PF. Leite estava sendo substituído por Vallisney de Souza Oliveira durante as férias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Thaisa
2019-08-02 20:26:02Cabe também comentar que há diferença entre descartar e destruir. Descartar significa que não seriam apuradas as mensagens.
Thaisa
2019-08-02 20:20:37Vale destacar q o objeto de apuração da PF é a ação dos hackers, ou seja, o ato criminoso de invadir contas particulares e acessar conversas privadas e quem foi alvo dos mesmos. Não o conteúdo do que eles hackearam. Logo, tem fundamento o ministro a justiça afirmar que o conteúdo seria descartado para proteger a intimidade dos invadidos por ação criminosa. E agora o ministro do STF quer ter acesso a esses conteúdos? Espero q para salvaguardar o direito dos cidadãos invadidos.
Jose Eduardo
2019-08-02 10:13:04PAU QUE BATE EM XICO BATE EM FRANCISCO, ou o STF abre TODAS AS MENSAGENS ROUBADAS, INDISTINTAMENTE, OU ACABA DE VEZ COM ESTA PALHAÇADA PROMOVIDA PELO SR. VERDEVALDO, patrocinado e editado por boa parte da imprensa e ate mesmo do Judiciário. E ai Ministro, vai deter esta palhaçada ou vai abrir as entranhas dos HABITANTES DO OLIMPO (judiciário e d o congresso) DO OLIMPO, para nosso conhecimento
Rodrigo
2019-08-02 09:10:06Pronto, o STF quer o monopólio da chantagem...
Bartolomeu
2019-08-01 23:29:41Os fatos recentes me levam a pensar: a) como será a vida do Ministro Moro de agora em diante, mesmo que seja escolhido para o STF (aliás é outra situação que a esquerda quer impedir de qualquer jeito); b) esses quatro presos não podem ser soltos de forma alguma, primando inclusive pela vida deles. A esquerda os quer mortos (queima de arquivo) e a direita também (vingança). Não duvidem.
Evandro
2019-08-01 23:06:17Ministros do STF que estão na corda bamba, se borrão de medo da possibilidade de serem hackeados e expostas suas falcatruas ao público. Lógico que as invasões roubadas por esses estelionatários pé de chilenos estão salvas em alguma parte do planeta. Tudo termina do STF. No dado momento aqueles togados que tem rabo preso, serão chantageadas quando decidirão seus julgamentos sobre os recursos impetrados pela defesa desses marginais. Só o futuro dirá e provavelmente não saberemos na real.
Jales
2019-08-01 22:43:23O que o STF tem haver com o caso dos hackers? Por enquanto, nao ha autoridades e pessoas com foro privilegiados. Nao ha noticias nenhuma de que alguem tenha dito sobre destruição de provas (elas sao digitais). Estao criando fantasmas com nitida intenção de desastabilizar a Lava a Jato. Todos dia 25 contra o STF e reformar o apoio para o impeachment dos dois ministros do STF, Toffoli e Moraes.
XandeSilva
2019-08-01 22:01:24Se não estou enganado a filha desse Fuckx foi nomeada desembargadora no desgoverno da anta disléxica. Coincidência?
Claudia
2019-08-01 21:51:48Por que será que a lava toga sempre é rejeitada . Eles que não perdem por esperar
Claudia
2019-08-01 21:50:55Prova colhida por meio de crime , não é prova , é crime . Ser “ descartado “ não significa “ ser destruído “ . Eles devem estar com medo , isso sim .