Afinal, o PT acha que ganhou ou perdeu?
Depende do petista. Enquanto a presidente Gleisi Hoffmann celebra "crescimento" na eleição municipal, dirigentes apontam falhas: "Vive no metaverso"
O Partido dos Trabalhadores (PT) resumiu assim, em seu site oficial, o desfecho do segundo turno das eleições municipais de 2024: "PT consolida crescimento com vitórias em Fortaleza, Camaçari, Mauá e Pelotas".
A manchete reproduz o que a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), tinha publicado em seu perfil no X minutos antes, destacando que o PT conquistou 252 prefeituras neste ano.
"Parabéns Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza, parabéns ministro Camilo Santana, parabéns governador Elmano Freitas, parabéns Zé Guimarães e toda nossa militância do PT do Ceará. Linda vitória na maior capital do Nordeste", celebrou Gleisi, que seguiu:
"Parabéns, companheiros Marcelo Oliveira, prefeito reeleito de Mauá, Caetano e Marroni, companheiros eleitos em Camaçari e Pelotas neste domingo. Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância."
"Metaverso"
Integrante da direção nacional do PT, o historiador Valter Pomar protestou em seu blog: "Tem gente (no PT e no governo) que vive no metaverso".
“Pessoal Teremos tempo para fazer um balanço. Mas este tipo de título não corresponde à realidade", diz trecho da mensagem que Pomar relatou ter enviado a grupo de WhatsApp do diretório nacional do partido.
A análise segue assim:
"O segundo turno não alterou o resultado político global do primeiro turno. Tivemos uma vitória das direitas. Cabe analisar qual a força de cada setor da direita, mas de conjunto as direitas tiveram uma vitória. Podemos ponderar o efeito disto sobre o governo. Mas não vejo como falar em 'consolida crescimento' no caso do PT."
"Derrota eleitoral das esquerdas"
Segundo Pomar, houve "uma derrota eleitoral das esquerdas em geral e do PT em particular".
"Por exemplo: das 15 cidades em que PT e PSOL estavam no 2° turno, ganhamos em quatro, a saber, Fortaleza (única capital que teremos), Camaçari, Mauá e Pelotas. Óbvio que tivemos vitórias eleitorais e políticas, inclusive onde não ganhamos a eleição. Mas falar em 'consolida o crescimento' não corresponde aos fatos”, argumentou.
Como o relato do PT segue em destaque na página do partido, o dirigente concluiu que "existe gente - na direção do Partido e na cúpula do governo - que vive num metaverso".
Segundo Pomar, que foi o mais vocal crítico do retorno de Marta Suplicy ao partido para compor chapa com Guilherme Boulos (PSOL-SP, foto) em São Paulo, "o sentimento na maior parte da base do Partido não é de vitória".
Ele finaliza a mensagem assim:
"Precisamos de um balanço de verdade, não de discursos de autocongratulação sem base na realidade. Esse é o mínimo que a direção deve à militância que, no primeiro e no segundo turno, fez de tudo para que o resultado fosse melhor."
"Morte anunciada"
As reclamações de Pomar seguem no esteio das críticas públicas feitas pelo vice-presidente nacional do PT, o deputado federal Washington Quaquá (RJ), que se elegeu mais uma vez prefeito de Maricá (RJ).
Para Quaquá, a candidatura de Boulos "era a crônica de uma morte anunciada" e o governo Lula falhou na articulação nacional das candidaturas. "Parece que voltamos a reaprender a gostar de perder!”, constatou.
Dirigentes petistas, entre eles Pomar e os ex-presidentes do PT José Genoíno e Rui Falcão (SP), este último deputado federal, agendaram para as 21h desta segunda-feira, 28, uma live para fazer um balanço do segundo turno e discutir o futuro do partido.
O debate ocorre em meio a indicações de que a culpa pelas derrotas pode cair no colo de Gleisi, apesar de Lula ter tratado pessoalmente da candidatura de Boulos e de não ter conseguido eleger boa parte dos prefeitos aos quais mais destinou verbas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2024-10-28 16:14:47De tanto lavar a grana dos manés os petralhas pela Lava Jato e iniralmente enrugadas pelo STF ... ô paizinho azarado !!!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2024-10-28 16:13:20Por tanto lavar o dinheiro dis maness petralhas perderam 400 prefeituras em dez anos
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-10-28 15:25:26A Gleisi andou experimentando algum alucinógeno antes de ter parabenizado a vitória da Esquerda. Mas, talvez seja a última tentativa de se manter no PT. Acho que é desespero por saber que chegou ao seu fim.
Luiz Filho
2024-10-28 13:30:26Tudo bem que quaquá seja apelido politico, mas vejamos a qualidade do intelecto do sujeito. Não sabe construir uma frase sobre o “gostar de perder novamente”. Que vergonha. Truculento e burro. Pior são os eleitores de maricá.
Xico Só
2024-10-28 12:09:10... na verdade em 2012 o PT elegeu 650 prefeitos e em 2024 elegeu 250 ... vitória ???
Xico Só
2024-10-28 12:06:55Elegeram 250 prefeituras metade das mais de 500 que tinha antes da Lava Jato ... imaginem o motivo.