Suposta baleia espiã de Putin é encontrada morta na Noruega
Uma baleia beluga (foto) que ficou famosa por suspeitas de ter sido usada pelo Serviço de Inteligência da Rússia foi encontrada morta na costa da Noruega neste final de semana. Apelidada de "Hvaldimir" — um trocadilho entre "hval", baleia em norueguês, e "Vladimir", nome do autocrata russo —, a baleia já perambulava a costa norueguesa...
Uma baleia beluga (foto) que ficou famosa por suspeitas de ter sido usada pelo Serviço de Inteligência da Rússia foi encontrada morta na costa da Noruega neste final de semana.
Apelidada de "Hvaldimir" — um trocadilho entre "hval", baleia em norueguês, e "Vladimir", nome do autocrata russo —, a baleia já perambulava a costa norueguesa desde 2019.
O cetáceo foi identificado pela primeira vez com uma sela capaz de portar uma câmera e estampada com o dizer "equipamento de São Petersburgo".
Portanto, as autoridades norueguesas a trataram como possível ativo de espionagem russa.
Segundo a televisão pública norueguesa NRK, a carcaça da baleia foi encontrada por um pai e um filho enquanto pescavam na Baía de Risavika, no sul da Noruega, no sábado, 31 de agosto.
As autoridades norueguesas ainda não sabem a causa da morte.
"Infelizmente encontramos Hvaldimir flutuando no mar. Ela faleceu, mas não está imediatamente claro qual é a causa da morte", disse o biólogo marinho Sebastian Strand à NRK.
Strand acrescentou que a carcaça não mostrava nenhum ferimento externo grave.
"É absolutamente horrível... [A baleia] aparentemente estava em boas condições na sexta-feira[, 30 de agosto]", acrescentou o biólogo marinho.
Se comprovada a hipótese da espionagem russa, Hvaldimir não teria sido o primeiro cetáceo que usado pela Rússia para espionagem.
No litoral da Península da Crimeia, território ucraniano ocupado pelos russos desde 2014, golfinhos tem vigiado a entrada da Baía de Sebastopol, capital da região.
Eles identificam mergulhadores e prendem balões neles para que boiem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)