Diretor de ONG anticorrupção entra para lista de procurados na Rússia
O Ministério de Assuntos Internos da Rússia colocou Ilia Shumanov (foto), chefe da divisão russa da Transparência Internacional, ONG que atua no combate à corrupção, na lista de procurados no país. Shumanov entrou para a lista de pessoas com mandados de busca e detenção devido a um processo criminal iniciado contra ele por supostamente não...
O Ministério de Assuntos Internos da Rússia colocou Ilia Shumanov (foto), chefe da divisão russa da Transparência Internacional, ONG que atua no combate à corrupção, na lista de procurados no país.
Shumanov entrou para a lista de pessoas com mandados de busca e detenção devido a um processo criminal iniciado contra ele por supostamente não cumprir com os requisitos impostos a "agentes estrangeiros", segundo a agência de notícias russa TASS.
Chefe da Transparência Internacional na Rússia desde 2021, Shumanov foi adicionado ao registo de "agentes estrangeiros" em outubro de 2022.
Em 2023, a Procuradoria-Geral da Rússia reconheceu as atividades da ONG anticorrupção como "indesejáveis". A decisão impossibilitou o funcionamento do Centro de Investigação e Iniciativas Anticorrupção da Transparência Internacional, liderado por Shumanov, no país.
Ao apresentar sua ordem de procurado no X, Shumanov disse que ela é válida somente em território russo, mas que há centenas de exemplos de opositores políticos do ditador Vladimir Putin que são extraditados para a Rússia por nações aliadas.
"Espero que chegue o momento em que todos os envolvidos na guerra criminosa na Ucrânia e na perseguição aos russos que se opõem à guerra sejam punidos", acrescentou.
https://twitter.com/veloshum/status/1827948896976318931
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)