Os três homens favoritos para ser vice de Kamala Harris
Com a campanha de Kamala Harris ganhando tração contra Donald Trump, um outro momento decisivo da campanha se aproxima: a escolha do vice-presidente na chapa do Partido Democrata. Harris, que era a vice de Biden até sua desistência, deve indicar o novo nome durante a convenção do partido, em Chicago, daqui duas semanas. Três nomes...
Com a campanha de Kamala Harris ganhando tração contra Donald Trump, um outro momento decisivo da campanha se aproxima: a escolha do vice-presidente na chapa do Partido Democrata. Harris, que era a vice de Biden até sua desistência, deve indicar o novo nome durante a convenção do partido, em Chicago, daqui duas semanas.
Três nomes — dois governadores e um senador — despontam na disputa.
O primeiro é o favorito — Josh Shapiro, o governador da Pensilvânia. Seu nome teria o mesmo apelo que Donald Trump buscou ao escolher J.D. Vance como vice na sua chapa do Partido Republicano: um nome do chamado Rust Belt — área onde prevalecia a indústria pesada do país, que acabou vendo um rápido declínio com a exportação de mão de obra para a China, México e outros estados. São estados sem maioria definida para um partido, e onde Trump vinha mantendo sólida vantagem contra Biden.
O segundo nome é também de um governador — Tim Walz, de Minnesota. No cargo desde 2019, Walz tem um histórico de virar áreas republicanas em democrata, e por saber equilibrar momentos virais com políticas de governo: nas últimas semanas, ele tem ganhado apoio de nomes como o senador Bernie Sanders (que, mesmo independente, representa uma ala mais à esquerda no campo democrata) e algum holofote por suas falas sobre os candidatos republicanos.
O terceiro é o senador Mark Kelly. Aos 60 anos, o parlamentar tem um currículo respeitável como astronauta, comandando quatro missões espaciais em naves da Nasa. Seu nome é considerado mais focado dentro do partido, mas menos apelativo do que os outros por vir do Arizona, um estado-chave na eleição que não tem o mesmo peso da Pensilvânia.
Se escolhido, um dos três deve entrar em uma campanha que já mostra ser competitiva. As pesquisas mais recentes de diversos institutos, agregadas pelo portal FiveThirtyEight, apontam vantagem de um a três pontos para Kamala, que em poucas semanas reverteu uma vantagem de seis pontos de Trump contra a chapa então encabeçada por Joe Biden. A convenção democrata ocorre a partir do próximo dia 19, e Kamala deve fazer seu discurso no dia 22.
Leia mais em Crusoé: A unanimidade em torno do nome de Joe Biden
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)