Maduro vai à Justiça, controlada por ele próprio
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), apresentou um recurso ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), a Suprema Corte venezuelana, nesta quarta, 31. Maduro pede que a Sala Eleitoral do TSJ dê um parecer favorável aos resultados eleitorais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). O ditador acredita que um parecer da Justiça, controlada por ele...
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), apresentou um recurso ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), a Suprema Corte venezuelana, nesta quarta, 31.
Maduro pede que a Sala Eleitoral do TSJ dê um parecer favorável aos resultados eleitorais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
O ditador acredita que um parecer da Justiça, controlada por ele próprio, poderá atenuar as críticas em relação à fraude eleitoral do domingo, 28.
A presidente do TSJ, Caryslia Beatriz Rodríguez Rodríguez, foi militante do Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV, o partido de Chávez e Maduro.
Em um vídeo publicado na internet, o domínio de Maduro sobre a Corte fica evidente. Ele enfileira todos os magistrados da Sala Eleitoral do TSJ em uma sala. Há militares, ministros, a primeira-dama Cilia Flores, cinegrafistas e fotógrafos no local.
O ditador então começa discursando sentado em uma cadeira. Então, ele se levanta e entrega o documento para Caryslia. Ao recebê-lo, ela afirma: "Conte conosco que nós cumpriremos, cabal e fielmente, a Constituição e toda e cada uma das leis vigentes do nosso ordenamento jurídico para que o povo venezuelano se sinta reivindicado".
Soy un hombre de #Leyes y acudí a Interponer un Recurso de Amparo ante la Sala Electoral del Tribunal Supremo de Justicia, máximo tribunal de la #República, para dirimir este intento de golpe de estado. Solo los valientes prevalecen con la verdad, amo a mi país y jamás permitiré… pic.twitter.com/SJJmf1otHR
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) July 31, 2024
Sem divulgar as atas eleitorais, impressas pelas urnas, o CNE anunciou que Maduro foi o vencedor do pleito, com 51,2% dos votos.
A oposição, contudo, divulgou as atas em um sistema na internet e disse que o vencedor foi o candidato Edmundo González Urrutia, com 6,2 milhões de votos. Maduro teve menos da metade: 2,7 milhões.
Leia em Crusoé: Oposição comprova fraude de Maduro
Após comparecer ao TSJ nesta quarta, Maduro deu uma declaração pública ao microfone.
Ele passou a maior parte do tempo atacando os opositores, acusando-os de conspirar com os Estados Unidos e de promover a violência no país.
Maduro então disse que pediu que a Sala Constitucional esclareça "o ataque contra o processo eleitoral, essa tentavia de golpe de Estado, utilizando o processo eleitoral, e esclareça tudo".
Não há por que acreditar que a Justiça venezuela será imparcial em avaliar o recurso de Maduro. O ditador controla todos os seus juízes, e também o CNE.
Há ainda uma contradição inerente quando o ditador faz um recurso ao TSJ.
Os recursos na Venezuela servem para proteger os cidadãos que acreditam que seus direitos constitucionais foram usurpados.
Mas o ditador, que controla as forças de segurança, o Orçamento, a burocracia, as Forças Armadas o Legislativo e o Judiciário, é justamente quem está violando os direitos dos cidadãos.
O uso que Maduro faz da Justiça deixa evidente como não faz sentido acreditar que o Judiciário poderá resolver a crise no país.
Nesta terça, 30, Lula afirmou: "Tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro, não. Entra na Justiça e a Justiça faz".
A Justiça na Venezuela, contudo, é o próprio Maduro.
Leia em Crusoé: 73% dos brasileiros discordam das falas de Lula sobre a Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
2024-08-02 11:05:48Trubunais cucarachas de nomeada sertvem para que mesmo? para isto, ora pois.
Maria
2024-08-02 08:46:18LULA É UMA BESTA!!!
100413CAIO02
2024-07-31 18:41:19Lula nos envergonha cada vez que parte em defesa dos seus "cumpanheiros" de esquerda, triste ver que ele não se toca do que está acontecendo com o sofrido povo venezuelano, fugindo da miséria e da perseguição política, procurando comida no lixo ou esmolando nas cidades dos países vizinhos, fugitivos estes que estão por volta de 8 milhões , reapresentando quase 30% da população do país. Para Lula está tudo bem!
FRANCO
2024-07-31 16:52:02Piada do maduro. Engana quem? O Lula, o peteba?. Tenham vergonhas canalhas esquerdistas brasileiros.