Kamala Harris quer fazer o que Biden não fez com Trump: um bom debate
Kamala Harris (foto) reeditou o que Joe Biden tentou, durante sua campanha presidencial encerrada há dez dias — e desafiou o republicano Donald Trump para um debate televisivo. Em um discurso para mais de 10 mil pessoas em Atlanta, a vice-presidente e virtual candidata a presidente pelo Partido Democrata deu o ultimato a seu adversário....
Kamala Harris (foto) reeditou o que Joe Biden tentou, durante sua campanha presidencial encerrada há dez dias — e desafiou o republicano Donald Trump para um debate televisivo. Em um discurso para mais de 10 mil pessoas em Atlanta, a vice-presidente e virtual candidata a presidente pelo Partido Democrata deu o ultimato a seu adversário.
Depois de o ex-presidente dizer que debater contra ela seria "inapropriado", ela se dirigiu ao tema em frente a uma plateia de apoiadores que lotou um ginásio de basquete. "Bem, Donald, espero que você reconsidere a ideia de me encontrar em um estúdio para debate", disse. Com a plateia apoiando, ela foi mais longe: "Porque é como diz o ditado: se você tem algo a dizer, diga na minha cara."
Foi com esse mote que Biden, de 81 anos, achou uma boa ideia desafiar o ex-presidente de 78 para um debate. Em maio, durante o julgamento que condenou Trump no caso de Stormy Daniels, ele sugeriu que os dois se encontrassem em um estúdio para debater sob o país, com regras mais restritivas. Ficou marcada a fala do democrata, "I know you're free on wednesdays. Make My Day, Pal" ("Sei que você está livre às quartas. Faça meu dia, caro!")
O debate aconteceu no final de junho, e tudo ocorreu espetacularmente errado para o democrata. Apático e visivelmente cansado pela idade, Biden saiu dos estúdios com a popularidade em baixa e uma pressão pública cada vez maior para desistir do cargo, abrindo espaço para nomes mais jovens dentro do partido (Kamala tem 59, a média de idade de presidentes americanos). Apenas no dia 14 deste mês, após a convenção republicana, que Biden abriu mão.
Com a sua campanha novamente energizando a base democrata — a ponto de tirar quase toda a vantagem que Trump vinha abrindo contra Biden até meados de julho — Harris se prepara agora para a convenção democrata, que ocorre em 19 de agosto, ao mesmo tempo em que acelera o ritmo de seus comícios em estados-chave para a eleição no país.
Leia mais em Crusoé: A unanimidade em torno de Joe Biden
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)