O presidente italiano vem aí
O presidente italiano Sergio Matarella (foto) chega ao Brasil neste domingo, 14, para cinco dias de visita oficial ao país. Desde a visita de Carlo Azeglio Ciampi, em 2000, que um chefe de Estado italiano não vinha ao país. Em Brasília, segundo o Itamaraty, Mattarella deve manter uma reunião de trabalho com o Lula. Na...
O presidente italiano Sergio Matarella (foto) chega ao Brasil neste domingo, 14, para cinco dias de visita oficial ao país. Desde a visita de Carlo Azeglio Ciampi, em 2000, que um chefe de Estado italiano não vinha ao país.
Em Brasília, segundo o Itamaraty, Mattarella deve manter uma reunião de trabalho com o Lula. Na pauta de ambos está a revista do relacionamento bilateral das duas nações, além da assinatura de acordos — entre eles um de reconhecimento recíproco para conversão de carteiras de habilitação nos dois países.
Está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento entre a Embrapa e a Universidade de Turim e entre a Universidade de São Paulo e a mesma instituição.
Além da capital brasileira, Mattarella também visitará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, bem como o estado do Rio Grande do Sul. A passagem dele tem como mote os 150 anos da imigração italiana no país.
Hoje, os dois países tem uma relação de parceria estratégica. Hoje há, no Brasil, mais de 35 milhões de descendentes de italianos. Na Itália, mais de 100 mil brasileiros são residentes e possuem cidadania.
Matarella não é, no entanto, o chefe de governo no país — esse cargo hoje cabe à primeira-ministra Georgia Meloni. A líder do parlamento do país, que trata apenas de questões internas do funcionamento do país, não é quem costuma responder pela república italiana. Ela, no entanto, é quem toma as decisões políticas mais relevantes do país, relegando a Matarella um cargo quase simbólico e mais discreto.
Leia na Crusoé desta semana: Como Giorgia Meloni e Marine Le Pen trouxeram seus partidos para o centro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)