O que esperar do primeiro debate entre Trump e Biden de 2024
Debates presidenciais tradicionalmente não ajudam os candidatos a ganhar votos. Isso ocorre porque a maior parte dos eleitores já decidiu seus votos quando essas discussões televisivas começam. A outra parte dos eleitores simplesmente não tem interesse nisso. O que os debates podem fazer, principalmente, é tirar votos, na eventualidade de algum deslize grosseiro ou fala...
Debates presidenciais tradicionalmente não ajudam os candidatos a ganhar votos. Isso ocorre porque a maior parte dos eleitores já decidiu seus votos quando essas discussões televisivas começam. A outra parte dos eleitores simplesmente não tem interesse nisso. O que os debates podem fazer, principalmente, é tirar votos, na eventualidade de algum deslize grosseiro ou fala desastrosa.
É esse o ponto que mais preocupa os candidatos americanos à presidência, o presidente democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump.
Como os dois já contam com idade avançada, 81 anos no caso de Biden e 77 no de Trump, ambos estarão cautelosos para não demonstrar qualquer falha de memória ou de raciocínio.
Qualquer erro pode passar a mensagem que eles não estão preparados para quatro anos na Casa Branca e, assim, tirar seus votos.
Além de evitar falhas, os dois tentarão levar a melhor no tema da economia.
Nesse ponto, Trump leva vantagem por não ser o mandatário da vez e não ter de responder pelo estado atual da economia.
Quais serão os principais temas desta eleição nos EUA?
Pesquisadores da Universidade Quinnipiac mostraram aos eleitores uma lista com onze temas e perguntaram qual é a maior preocupação deles.
O primeiro tema foi a economia, destacado por 29% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou a "manutenção da democracia nos Estados Unidos", com 26%.
Mas 70% dos americanos acham que a economia "não está tão bem" (24%) ou "está ruim" (44%).
Ao serem questionados sobre qual dos candidatos se sai melhor na economia, 58% respondem que é Trump e apenas 38%, Biden.
Trump ganha até no tema da "preservação da democracia", um assunto muito levantado pelos democratas, principalmente após a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Para 49% dos americanos, Trump deve se sair melhor no assunto "preservação da democracia" e 46% respondem que seria Biden.
O que também não ajuda Biden é a avaliação de seu governo. Cerca de 60% dos americanos desaprovam o seu governo e apenas 36% o veem de maneira positiva.
Qual é a relação entre baixa aprovação e reeleição?
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, todos os presidentes americanos que tentaram a reeleição com uma aprovação menor que 40% perderam o pleito.
Um deles foi o democrata Jimmy Carter, em 1980. Ele tinha então 37% de aprovação.
O outro foi George Bush, o pai de George W. Bush, que chegou ao pleito com 34% de aprovação e perdeu a reeleição em 1992.
O terceiro foi Donald Trump, derrotado em 2020 com uma aprovação de 34%.
De acordo com o Gallup, a aprovação de Biden atual está em 39%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Sergio
2024-06-25 00:05:18A maior democracia e economia do planeta nas mãos de dois anciões: um demente e outro louco. Acho que Deus se encheu de nós e resolver jogar dados…