Latitude#82: A investida do populismo mexicano contra as instituições
O atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, tentou realizar um pacote de reformas que buscavam enfraquecer o tribunal eleitoral e exercer um controle político na Suprema Corte de Justiça da Nação. O mandatário sofreu resistência e suas reformas foram contidas. Agora, com a vitória de sua sua indicada, Claudia Sheinbaum, nas urnas, é...
O atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, tentou realizar um pacote de reformas que buscavam enfraquecer o tribunal eleitoral e exercer um controle político na Suprema Corte de Justiça da Nação.
O mandatário sofreu resistência e suas reformas foram contidas. Agora, com a vitória de sua sua indicada, Claudia Sheinbaum, nas urnas, é muito provável que ela retome a campanha para levar adiante as reformas pretendidas pelo seu mentor político.
Após um encontro com Obrador, Claudia anunciou em uma coletiva de imprensa que tentará aprovar reformas para adotar a reeleição no país e para mudar o funcionamento do Judiciário, incluindo a eleição direta para juízes da Suprema Corte.
O Morena, partido de López Obrador e Sheinbaum, conquistou a maioria qualificada, de dois terços, na Câmara dos Deputados. No Senado, faltam cinco cadeiras para conseguir o mesmo feito, segundo as contagens oficiais.
"Isso (a maioria qualificada no Senado) é algo alcançável. Vários membros do Partido Revolucionário Institucional, PRI, ao ver que o seu partido acabou, vão tentar compor com o governo. Isso significa que os priistas votariam com o governo nessas reformas chamadas de Plano C, que inclui o sistema Judiciário como um todo e os órgãos de controle", diz o diretor de análise política da consultoria Prospectiva, Thiago Vidal.
Vidal alerta que o Judiciário não é a única instituição sob a mira dos populistas mexicanos.
"Alguns órgãos de controle teriam sua autonomia extinta, como o INE (Instituto Nacional Eleitoral) e o órgão responsável pela transparência, o Inai (Instituto Nacional de Transparência e Acesso à Informação). O que o AMLO quer fazer, basicamente, é colocar esses órgãos para dentro do próprio governo", diz Vidal.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de O Antagonista e da revista Crusoé, que poderão assisti-lo no YouTube.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-06-16 09:11:28Obrigada Duda! Gostei muito da entrevista