Garry Conille é o novo primeiro-ministro do Haiti
O presidente do Conselho Presidencial Transitório do Haiti, Edgard Leblanc Fils, anunciou, nesta terça-feira, 28 de maio, a nomeação de Garry Conille para o cargo de primeiro-ministro durante o período de transição governamental. Garry Conille, que já ocupou brevemente o cargo de primeiro-ministro entre 2011 e 2012 durante a presidência de Michel Martelly, foi escolhido...
O presidente do Conselho Presidencial Transitório do Haiti, Edgard Leblanc Fils, anunciou, nesta terça-feira, 28 de maio, a nomeação de Garry Conille para o cargo de primeiro-ministro durante o período de transição governamental.
Garry Conille, que já ocupou brevemente o cargo de primeiro-ministro entre 2011 e 2012 durante a presidência de Michel Martelly, foi escolhido por consenso do governo de transição após a realização de audiências com diversos candidatos.
Conille é atualmente Diretor Regional da UNICEF para América Latina e Caribe.
Desde fevereiro, a nação caribenha tem sido palco de ataques de uma aliança insurgente de gangues na capital, Porto Príncipe, desativando o funcionamento do aeroporto internacional e do porto marítimo.
Esses eventos interromperam linhas vitais de suprimento de alimentos e ajuda, deflagrando uma onda de voos de evacuação para estrangeiros.
A situação levou à renúncia e exílio do então primeiro-ministro Ariel Henry em março.
Henry renunciou após semanas de pressão de milícias, que controlam mais de 80% do território da capital, Port-au-Prince.
Assassinatos e sequestros se tornam cada vez mais frequentes no Haiti.
Notavelmente, o último presidente eleito do país, Jovenel Moïse, foi assassinado em 2021. Desde então, o Haiti estava sob governo provisório do premiê Henry.
O país deverá voltar a estar sob intervenção de uma nova Missão de Paz das Nações Unidas, desta vez encabeçada pelo Quênia.
O plano original, onde o país iria capitanear a Minustah, a missão das Nações Unidas no país, quase não saiu do papel.
O Quênia deve comandar as forças de segurança com 2.500 homens que tentam estabilizar a ordem no país.
A crise no Haiti foi tema de episódio do podcast Latitude em março, com participação de Ricardo Seitenfus, professor aposentado de Relações Internacionais.
Seitenfus foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), maior entidade internacional do continente, no Haiti entre 2009 e 2011.
Assista a teaser do episódio:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)