Governo impõe sigilo sobre carta de Lula ao ditador Putin
O governo Lula impôs sigilo a uma carta enviada pelo petista ao autocrata da Rússia, Vladimir Putin. A informação é do Estadão, publicada nesta sexta-feira, 26 de abril. A carta foi enviada em março, após à reeleição de Putin, em pleito marcado por fraude. A justificativa oficial para o sigilo é a proteção da "vida...
O governo Lula impôs sigilo a uma carta enviada pelo petista ao autocrata da Rússia, Vladimir Putin.
A informação é do Estadão, publicada nesta sexta-feira, 26 de abril.
A carta foi enviada em março, após à reeleição de Putin, em pleito marcado por fraude.
A justificativa oficial para o sigilo é a proteção da "vida privada e da intimidade" de Lula, categorizando a correspondência como pessoal.
Celso Amorim
O assessor especial da Presidência e chanceler de fato Celso Amorim (foto) foi até São Petersburgo, na Rússia, para apoiar o ditador Vladimir Putin, que em 2022 ordenou a invasão da Ucrânia.
Na quarta-feira, 24, da reunião do Conselho de Segurança Russo, que contou com uma participação por vídeo do ditador Putin. Apenas países aliados com a Rússia participaram.
"Nós estamos experimentando a emergência de fatos perigosos que estão interligados: terrorismo, violação do direito internacional, o uso de armas proibidas, sanções unilaterais e o uso crescente de novas tecnologias para propósitos ilícitos", disse Amorim.
Ora, quem violou o direito internacional foi a Rússia, ao invadir a Ucrânia. Ao ir até São Petersburgo para participar de uma conferência de segurança, organizada pelo Kremlin, o sinal que Amorim envia é exatamente o oposto do discurso que ele prega, pois ele está apoiando o governante que cometeu essa violação.
Quando condena as "sanções unilaterais", Amorim também fica ao lado de Putin, pois essa foi a principal maneira de o Ocidente punir o ditador que iniciou a guerra. Além disso, as sanções buscam enfraquecer a máquina de guerra russa.
Leia também na Crusoé: Putin quer você
"Nós também estamos vendo o retorno de um sistema de segurança baseado em alianças militares que, no passado, levaram à guerra", afirmou.
Ao invadir a Rússia sem propósito algum em 2022, Putin não consultou ninguém. Dizer, portanto, que o problema do mundo são as alianças militares é ignorar o fato mais importante na área de segurança dos últimos dez anos.
"Amorim aparentemente se esqueceu de mencionar que a Rússia não precisou de nenhuma aliança para fazer a guerra no presente, e ainda o faz", diz o embaixador Paulo Roberto de Almeida. "Mas ele só pode estar se referindo à Otan."
Quando Amorim diz que o problema do mundo são as alianças militares, o brasileiro está fazendo coro com Putin ao condenar, sem citar, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan.
Putin culpa a Otan pela sua invasão da Ucrânia, mas a aliança não realizou nenhum ataque que pudesse provocar uma guerra. A iniciativa foi toda de Putin.
A parada de Amorim na capital russa é a segunda desde que Lula tomou posse, há 16 meses.
Leia também: Celso Amorim não larga a mão de Putin
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Amaury G Feitosa
2024-04-28 10:32:28Cebnsurado volto ... vá ver as comadres trocaram receita de borscht a sopa vermelha de beterraba e buchada de bode, discutiram como usar um sofá de dois metros e meio que custou uzói da cara dos manés no sacrossanto altar de Vênus ou pediu que Putin envie a KGB para descobrir onde Bolsonaro enfiou os móveis do Planalto, tenho um palpite mas não posso informar publicamente.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-04-27 16:28:53O exército da Paz!!! Kkkk Lula e sua trupe. Um bando de ignorantes que não se atualiza desde 2003. Ele continua sonhando em transformar o Brasil em Cuba, e seus fiéis escudeiros, como são desprovidos de conhecimento, repetem o que o Descondenado diz e faz.
Odete6
2024-04-27 11:42:41Imagine-se só o """teor""" da carta do ""réu-mé-tênti"" analfanéscioneroluladralha com a ""ajuda"" do ""góstiu-ráito"" çérçúámôrál para o ""desti.matário"" nano-verme-genocida-serial killer russo!!!! Maior """bomba""" de sandices, ruindades, vergonhosa mediocridade, chinfrinice, ignorância e estupidez é Indubitavelmente impossível!!!!! Uma tal mistura tríade de porcarias tão ruins e nefastas faz a bomba atômica parecer um leve spray desodorizador de ambientes!!!!
Paulo
2024-04-27 10:19:43Talvez Lula tenha escrito a missiva de próprio cunho. Assim, há uma razão adicional para o sigilo: não passar vergonha...
KEDMA
2024-04-27 09:29:21Podem colocar o sigilo que for na missiva mas todo mundo sabe o que foi escrito. #ForaLula!
100413CAIO02
2024-04-27 09:04:30Este desclassificado, sabujo do Lula, não faz outra coisa, que, como seu chefe, só nos envergonha. Desde que seja amigo, tudo se aprova, nada se condena!