Latitude#72 Teaser: 6 presidentes em 6 anos
O Rolexgate agitou Peru nesta semana, com uma operação de busca e apreensão na residência da presidente, Dina Boluarte, e a apreciação de dois pedidos de impeachment no Congresso, que acabaram barrados pela situação. Dina é suspeita de enriquecimento ilícito, após uma reportagem jornalística mostrar indícios de um conjunto de joias avaliado em meio milhão...
O Rolexgate agitou Peru nesta semana, com uma operação de busca e apreensão na residência da presidente, Dina Boluarte, e a apreciação de dois pedidos de impeachment no Congresso, que acabaram barrados pela situação.
Dina é suspeita de enriquecimento ilícito, após uma reportagem jornalística mostrar indícios de um conjunto de joias avaliado em meio milhão de dólares.
A mandatária teria recentemente adquirido essas peças, apesar de seu salário na Presidência beirar os 4 mil dólares ao mês.
Com todo o seu brilho, o Rolexgate é apenas um episódio de uma novela de instabilidade na Presidência do Peru
O país teve seis mandatários nos últimos seis anos. Dois foram derrubados por impeachment, dentre eles o antecessor de Boluarte, Pedro Castillo.
Em dezembro de 2022, horas antes da votação de seu processo de impeachment por suspeita de corrupção, Castillo tentou fechar o Congresso e impor um golpe de Estado.
A tentativa do mandatário fracassou e, ao final do dia, ele acabou na prisão.
O cientista político peruano, Fernando Tuesta, da PUC-P, explicou no episódio do podcast Latitude deste sábado, 6 de abril, que a atual instabilidade política surge com a eleição de 2016.
O banqueiro Pedro Pablo Kuczynski, da centro-direita, se elegeu presidente na ocasião, mas os fujimoristas, adeptos do ex-ditador Alberto Fujimori, ganharam maioria absoluta no Congresso.
“Nunca antes um único partido na oposição havia conseguido maioria absoluta no Congresso”, diz Tuesta.
Ao longo do episódio de Latitude deste sábado, Tuesta elabora sobre a instabilidade institucional da Presidência no Peru e explica o Rolexgate e o apoio, até então, da base governista no Congresso.
Tuesta também comenta o combate à corrupção no Peru e o legado deixado pelos desdobramentos da Operação Lava Jato no país.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)