Latitude#72: Rolexgate
A presidente do Peru, Dina Boluarte (foto), foi alvo de uma operação de busca e apreensão e de dois pedidos de impeachment em menos de seis dias nesta semana. O motivo é a suspeita de enriquecimento ilícito, após uma reportagem jornalística mostrar indícios de um conjunto de joias avaliado em meio milhão de dólares. A...
A presidente do Peru, Dina Boluarte (foto), foi alvo de uma operação de busca e apreensão e de dois pedidos de impeachment em menos de seis dias nesta semana.
O motivo é a suspeita de enriquecimento ilícito, após uma reportagem jornalística mostrar indícios de um conjunto de joias avaliado em meio milhão de dólares.
A mandatária teria recentemente adquirido essas peças, apesar de seu salário na Presidência beirar os 4 mil dólares ao mês.
As estrelas do conjunto seriam cerca de 15 relógios de luxo, o que levou o escândalo a ser chamado de “caso Rolex” ou "Rolexgate".
Na Sexta-Feira Santa, 29 de março, a Polícia Nacional e o Ministério Público não encontraram muito na residência da mandatária em Lima. Apenas algumas joias e um documento atestando a compra recente um Rolex.
Na última quinta-feira, 4 de abril, a coalizão governista blindou Dina e barrou os dois pedidos de impeachment antes mesmo da fase de debates em plenário.
“O governo conta com o apoio de sua coalizão”, diz o cientista político peruano Fernando Tuesta, da Pontifícia Universidade Católica do Peru, em entrevista ao episódio do podcast Latitude deste sábado, 6 de abril.
Dina, contudo, não sairá desse episódio totalmente ilesa. Seis ministros foram substituídos, sem que os motivos fossem esclarecidos.
Seria ingênuo também pensar em estabilidade na Presidência do Peru, por onde passaram seis mandatários nos últimos seis anos.
Ao longo do episódio de Latitude deste sábado, Tuesta explica o Rolexgate e o apoio, até então, da base governista no Congresso, assim como as origens da crise de instabilidade na Presidência peruana.
Tuesta também comenta o combate à corrupção no Peru e o legado deixado pelos desdobramentos da Operação Lava Jato no país.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria Ramos
2024-04-07 16:16:13Muito boa a entrevista, mas triste. Corrupção por todos os lados. Conhecemos bem. Lamentável!
Odete6
2024-04-06 15:00:00Lá como cá, a ""enrrolex"" só enrolando e as avestruzes peruanas só engolindo e votando em trastes como ela.