Imigração ilegal vinda do Canadá explode nos EUA
As cenas de imigrantes aguardando sua vez de entrar legalmente no território americano, ainda no México, já são tão conhecidas do mundo todo quanto as cenas dos imigrantes ilegais, tomando a mesmíssima rota e se arriscando para conseguir a vida no país. No entanto, os números de imigração ilegal explodiram também na fronteira norte, que...
As cenas de imigrantes aguardando sua vez de entrar legalmente no território americano, ainda no México, já são tão conhecidas do mundo todo quanto as cenas dos imigrantes ilegais, tomando a mesmíssima rota e se arriscando para conseguir a vida no país. No entanto, os números de imigração ilegal explodiram também na fronteira norte, que os EUA dividem com o Canada.
Apenas em um dos oito setores da imigração com o Canada, o mais próximo das cidades de Nova York e Boston, as autoridades apreenderam 7.000 imigrantes ilegais em 2023. O número, irrisório perto dos vistos na fronteira com o México, não deixa de impressionar: são mais que as apreensões nos 12 anos anteriores, somados.
"A gente entende que comparar a fronteira norte com a fronteira sulé como comparar maças e laranjas", disse Erik Lavallee, que cuida de um setor em entrevista ao canal de TV americano ABC News. "Porém, dito isso, estando nesse setor por quase 20 anos, eu nunca vi algo assim."
Como contamos no início do mês, a questão deve ser o principal tema nas eleições presidenciais deste ano, que muito provavelmente será um tira-teima entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden.
Na última terça-feira, 29, uma pesquisa do instituto Gallup indicou que a questão é a principal preocupação para 28% dos americanos — é a primeira vez desde 2019 que esta é a principal preocupação dos eleitores.
Foi um salto de oito pontos percentuais em um mês, causados principalmente pelo número recorde de casos de pedidos de asilo e de entrada ilegal de imigrantes na fronteira sul. Após a questão da imigração, o governo (20%), a economia (12%) e a inflação (11%) são as principais preocupações.
Leia mais: Eleição americana será sobre imigração, aponta pesquisa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)