Latitude#65 Teaser: Acabou o acordo Mercosul-UE?
Milhares de agricultores europeus bloquearam dezenas de estradas e rodovias na França e em Bruxelas, na Bélgica, ao longo de janeiro e início de fevereiro em protesto contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Em entrevista ao episódio do podcast Latitude deste sábado, 17 de fevereiro, a professora de...
Milhares de agricultores europeus bloquearam dezenas de estradas e rodovias na França e em Bruxelas, na Bélgica, ao longo de janeiro e início de fevereiro em protesto contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Em entrevista ao episódio do podcast Latitude deste sábado, 17 de fevereiro, a professora de relações internacionais Carolina Pavese fala sobre os impasses que distanciam os prospectos para a conclusão do acordo.
"Há muito balde de água fria sendo jogado por grupos mais variados na União Europeia que, muitas vezes, se encontram em lados opostos", diz Pavese, que coordena o centro de estudos europeus da ESPM.
Ela cita, como principal exemplo, os produtores agropecuários, em especial da França, e os ambientalistas.
Pavese explica como o agronegócio europeu, impulsionado pela França, sempre teve um lobby muito forte na União Europeia, tendo historicamente um acesso desproporcional aos recursos do bloco.
Estimava-se que a fase de negociações seria concluída em dezembro, ao final do mandato da grande interessada Espanha no Conselho da União Europeia.
Entretanto, impasses protagonizados pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e por Lula adiaram o feito.
No Latitude, Pavese relembra uma ironia que contrapõe o legado de Dilma Rousseff à postura reticente de Lula em relação ao capítulo das compras governamentais no acordo.
A pesquisadora também explica como, mesmo que se concluam as negociações, ainda haverá muita burocracia pela frente.
"O processo de ratificação não tem prazo. Ele precisa ser aprovado não apenas pela União Europeia, em Bruxelas, mas também pelos 27 Estados-membros. Cada um tem processo de ratificação. Em alguns, é preciso até votação em parlamento regional", diz Pavese.
A pesquisadora também fala sobre o terceiro ano da guerra na Ucrânia, as ambições de Macron por uma integração militar europeia, e as chances dos eurocéticos nas eleições ao Parlamento Europeu.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao Latitude completo abaixo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Odete6
2024-02-18 12:34:48Já vai à toda velocidade e fartura o derrame de m.... do grunhidor de sandices: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/netanyahu-diz-que-lula-cruzou-linha-vermelha-ao-comparar-gaza-com-matanca-de-judeus-por-hitler/
100413CAIO02
2024-02-18 11:23:37Com Lula de um lado, Macron de outro, cada um falando mais besteiras que o outro, este acordo não vai sair nunca, sem contar a burocracia envolvida.