Iziane, a estrela-problema da seleção de basquete, vai ao Ministério
O governo federal oficializou a nomeação de Iziane Castro (foto) como a nova secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte. A ex-jogadora de basquete de 41 anos substitui a também ex-jogadora Marta Sobral no cargo, e é mais uma peça na reformulação da pasta de André Fufuca. A nomeação de Iziane...
O governo federal oficializou a nomeação de Iziane Castro (foto) como a nova secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte. A ex-jogadora de basquete de 41 anos substitui a também ex-jogadora Marta Sobral no cargo, e é mais uma peça na reformulação da pasta de André Fufuca.
A nomeação de Iziane veio nesta quarta-feira, 20, no Diário Oficial da União.
A ex-jogadora foi uma das mais destacadas jogadoras da sua geração, nas décadas de 2000 e 2010 — Izi, como era conhecida, chegou a atuar na WNBA, a liga de basquete americana. No entanto, seus resultados na seleção sempre foram menores que as polêmicas que ela se meteu.
Em 2008, no caso mais conhecido, a então jogadora foi expulsa do time brasileiro às vésperas das Olimpíadas de Pequim. O motivo foi que ela se recusou a entrar em quadra contra Belarus nos momentos finais da partida, quando o time perdeu — dias depois do corte, ela criticou o técnico Paulo Bassul por "deixar a suposta estrela de fora".
"A estrela tem de estar na quadra. Faltando dois minutos para o fim da prorrogação, ele pediu para eu entrar. Recusei porque estava fria. Ele deveria ter apostado no time que escolheu a maior parte do tempo", disse ela à época, apesar de ter reconhecido que errou ao não ter ajudado a seleção naquele momento.
Em 2012, novamente a poucos dias das Olimpíadas de Londres, novo corte por indisciplina. Desta vez a atleta prontamente assumiu o erro e explicou o que havia acontecido na cidade francesa de Lille, onde a equipe se preparava.
“Levei meu namorado para dormir em meu quarto no hotel em algumas noites. Sei que essa atitude foi inadequada, e que esta sanção pune não só a mim quanto todo o trabalho que realizamos nesses meses e ao longo desses anos”, disse. O afastamento se deu tão perto dos jogos que o Brasil não podia mais inscrever jogadoras e, por isso, jogou com 11 em vez de 12 atletas.
A alteração na Secretaria ocorre a sete meses do início dos jogos olímpicos de Paris, onde o Brasil tem chance de melhorar ainda mais a campanha de Tóquio-2020. Iziane, agora longe das quadras e com o poder da caneta, deve acompanhar a preparação dos Time Brasil.
Leia na Crusoé: Aposte no BetCentrão
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Raimundo
2023-12-21 12:10:25Que incrível demonstração de responsabilidade! Quanta humildade!
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-12-20 15:34:14TEREMOS UMA INDISCIPLINADA NO PODER. VAI MERDAR..
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-12-20 15:33:09Romário de saias?
Jose Nilton Sant Anna Machado
2023-12-20 14:08:21Pelo jeito o ego da "estrela" é maior do que as quadras onde ela jogou.