Latitude#56: as melhores respostas do ano
O podcast Latitude desta semana traz uma coletânea com as melhores respostas dos convidados ao longo de 2023. O jornalista Lourival Sant'Anna conta da sua experiência com os terroristas do Talibã e diz como o grupo mudou nos últimos vinte anos. O cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs, explica por que o músico Roger...
O podcast Latitude desta semana traz uma coletânea com as melhores respostas dos convidados ao longo de 2023.
O jornalista Lourival Sant'Anna conta da sua experiência com os terroristas do Talibã e diz como o grupo mudou nos últimos vinte anos.
O cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs, explica por que o músico Roger Waters, ex-integrante do Pink Floyd, é considerado antissemita. "Ele faz várias comparações indevidas. Waters usa as suas redes sociais para atacar Israel", diz Lajst.
Para comentar sobre as negociações sobre o acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, o Latitude convidou o cientista político Pedro da Motta Veiga e a Sandra Polônia Rios, economista. Mesmo antes de as conversas fracassarem, em dezembro, os dois já afirmavam que o PT não tinha disposição de fechar acordos com países desenvolvidos.
O cientista político e palestrante Heni Ozi Cukier, conhecido como Professor HOC, participou de um podcast só com perguntas difíceis. Nesta seleção do Latitude, ele fala o que pode acontecer se o republicano Donald Trump vencer as eleições presidenciais do ano que vem nos Estados Unidos.
O sociólogo Lucas R. Azambuja comenta o desejo do governo de Lula de substituir o dólar por outra moeda. Segundo ele, a medida não tem fundamento econômico.
João Pereira Coutinho, escritor e cientista político português, comparou a visão que os europeus têm da guerra da Ucrânia com as declarações do presidente Lula.
O sociólogo venezuelano José Guillermo Pérez afirmou que não acredita nas chances de eleições justas e livres na Venezuela no ano que vem. Ele comenta que o ditador Maduro, além de estar fazendo o possível para fragmentar a oposição, também tem o costume de criar candidatos de oposição de mentira.
O embaixador Rubens Barbosa contou o que acha de o Brasil ter duas pessoas comandando a política externa brasileira: o chanceler de ofício Mauro Vieira e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
O analista político Victor Missiato, professor do Colégio Mackenzie e autor de um livro sobre o Chile, explica por que a esquerda precisa tanto de mártires.
Marcos Novaro, cientista político argentino, conta porque não é possível que Javier Milei repita o gradualismo, que ocorreu no governo de Mauricio Macri. Em 2015, Macri podia se dar ao luxo de adiar medidas duras, porque ainda tinha condições de pedir empréstimos no exterior. Milei não tem essa opção sobre a mesa.
Para finalizar, o médico cubano Francisco Rosabal passa uma mensagem de esperança aos demais profissionais de seu país que vieram trabalhar no Brasil pelo programa Mais Médicos, de Dilma Rousseff.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao programa completo abaixo:
https://omny.fm/shows/o-antagonista/latitude-56-as-melhores-respostas-de-2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)