Polônia: Tusk vence votação no Parlamento e forma governo
Depois de reviravoltas nas eleições parlamentares da Polônia em outubro, Donald Tusk (foto) confirmou a formação de seu governo com um voto de confiança nesta terça-feira, 12 de dezembro. O placar da votação desta terça foi 248 votos a favor e 201 contra. O mínimo que ele precisava para passar no voto de confiança era...
Depois de reviravoltas nas eleições parlamentares da Polônia em outubro, Donald Tusk (foto) confirmou a formação de seu governo com um voto de confiança nesta terça-feira, 12 de dezembro.
O placar da votação desta terça foi 248 votos a favor e 201 contra. O mínimo que ele precisava para passar no voto de confiança era de 231 votos.
Em seu discurso de posse, Tusk falou em ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia e reafirmou a presença polonesa na aliança militar do Ocidente, a Otan, e na União Europeia (UE).
De centro-esquerda, o novo primeiro-ministro já havia ocupado o cargo entre 2007 e 2014. Ele também foi presidente do Conselho Europeu, braço deliberativo e diplomático da UE, entre 2014 e 2019.
O partido de Tusk, a Coalizão Cívica, foi vitorioso na eleição de outubro por liderar a oposição ao governo populista de direita radical do partido Lei e Justiça (PiS), encabeçado por Jaroslaw Kaczynski.
O PiS estava no poder há oito anos. Seu governo foi marcado pelo aparelhamento do Poder Judiciário e por ataques aos direitos LGBT.
Nas eleições de outubro, o partido populista teve apenas 35,4% dos votos, o que lhe rendeu cerca de 190 assentos no Parlamento, bem abaixo dos 231 necessários para compor governo.
Desde então, o PiS negociou a formação de um governo de coalizão para manter-se no poder, mas caiu em sua última tentativa na segunda, 11: apenas 190 votos a favor, e 266 contra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-12-12 19:21:26ENQUANTO POR AQUI O APARELHAMENTO DO JUDICIÁRIO ESTÁ SENDO FEITO PELOS COMUNISTAS.