Quem serão os embaixadores da cultura brasileiros?
O Ministério da Cultura publicou, nesta segunda-feira, 27, uma portaria que institui o título de "embaixadores da cultura" do país. O texto, publicado no Diário Oficial da União, institui uma comenda destinada àqueles que colaborarão com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do Brasil. O critério básico para ser embaixador da cultura no Brasil...
O Ministério da Cultura publicou, nesta segunda-feira, 27, uma portaria que institui o título de "embaixadores da cultura" do país. O texto, publicado no Diário Oficial da União, institui uma comenda destinada àqueles que colaborarão com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do Brasil.
O critério básico para ser embaixador da cultura no Brasil é ter "notório saber" e relevância para as artes brasileiras. Do pianista clássico João Carlos Martins à cantora Anitta, de Cildo Meireles a Romero Britto, de Raduan Nassar a Paulo Coelho, nomes com relevância internacional para as artes brasileiras podem ser lembrados.
Se o título entregue pela pasta for aprovado, o agraciado precisa fazer uma série de concessões. Primeiro, é preciso ceder ao governo brasileiro seu direito de imagem de forma não onerosa e não exclusiva.
A pessoa ainda poderá ser convidada comparecer em nome do país em eventos nacionais e internacionais, mediante prévio agendamento, colaborando com a amplificação das iniciativas e promoção internacional do governo. A atuação também inclui atividades nas redes sociais. O cargo é simbólico e não gera nenhuma compensação financeira ao artista.
Ainda não há uma data definida para que os primeiros nomes sejam apresentados pelo Ministério.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
MARIO CAVALCANTI GAMEIRO DE MOURA
2023-11-27 12:11:01DEUS do Céu....se Anitta é cultura....vamos voltar no tempo, entrar nas Caravelas de volta pra Portugal e entregar novamente as "Terras de Pindorama" aos índios. Vai vê que vão fazer coisa melhor.
Paulo Saboia
2023-11-27 12:07:45Grande e indispensável iniciativa do Ministério da Cultura. A única coisa que tinha feito durante o ano foi a festiva inauguração da placa do próprio ministério no prédio que ocupa por empréstimo. Não há lugar na Esplanada para 38 ministérios. A propósito, a Janja deverá ser uma das agraciadas com o título criado. Já o foi com a Comenda Rio Branco, concedida a pessoas com "meritórios serviços prestado ao país". Quanto deboche!
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-27 11:46:54Considerando a cultura do staff do Descondenado acho que uma boa candidata para o posto é a Ludmilla, afinal, nessas alturas do campeonato já aprendeu a cantar o Hino Nacional. Portanto, pode-se dizer que ela tem "notório saber".
KEDMA
2023-11-27 11:16:05E a Cultura no Brasil como está?