Latitude#53: Nada de gradualismo com Javier Milei
Quando governou a Argentina, o ex-presidente Mauricio Macri prometeu um corte brusco de gastos, para equilibrar as contas públicas. Contudo, disputas com os governadores das províncias o impediram de cumprir sua promessa. O que resultou daí foi o "gradualismo", com o governo reduzindo parcialmente e gradualmente suas despesas. A política se revelou um fracasso, porque não...
Quando governou a Argentina, o ex-presidente Mauricio Macri prometeu um corte brusco de gastos, para equilibrar as contas públicas. Contudo, disputas com os governadores das províncias o impediram de cumprir sua promessa. O que resultou daí foi o "gradualismo", com o governo reduzindo parcialmente e gradualmente suas despesas. A política se revelou um fracasso, porque não conseguiu conter a inflação e fizeram com que os juros subir.
Macri tem dado apoio político a Milei, que toma posse no próximo dia 10. Mas a chance de um novo gradualismo acontecer é mínima. Primeiro, porque Milei disse que não fará isso. Segundo porque, mesmo que quisesse, não seria possível.
"O Milei vai fazer um forte choque para ajustar as contas. Vai ser algo diferente do que fez Macri. Essa é uma grande certeza. Será assim porque a situação não permite um gradualismo em matéria de ajuste fiscal. Em 2015, Macri ainda tinha condições de contrair dívidas. Por dois anos, ele financiou o déficit fiscal com dívida. Isso levou a uma crise financeira em 2018. Foi depois disso que começou um ajuste. Esse ajuste é que levou à derrota de Macri na eleição de 2019. Essa lição foi aprendida por Milei", disse o professor Marcos Novaro no podcast Latitude.
Novaro é professor de teoria política na Universidade de Buenos Aires e autor de vários livros, sobre a ditadura militar argentina e sobre o governo do peronista Carlos Menem.
"A discussão é onde será esse corte de gastos, se haverá redução nos subsídios ou redução das obras públicas", diz Novaro. A venda de estatais é vista como uma possibilidade de socorrer os cofres públicos, mas as medidas tomam tempo e será difícil encontrar compradores para as empresas estatais argentinas, com exceção da petroleira YPF.
Novaro conversou com os jornalistas Duda Teixeira e Caio Mattos.
Novaro acredita que a possibilidade de Cristina Kirchner ser presa é baixa, entende que os ataques de Milei ao Brasil e à China eram apenas discursos de campanha e também enxerga que será muito difícil que Milei consiga imitar o governo do peronista liberal Carlos Menem.
Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.
Desde setembro de 2023, o conteúdo do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
https://assine.oantagonista.com.br/
Assista ao programa completo abaixo:
https://omny.fm/shows/o-antagonista/latitude-53-nada-de-gradualismo-com-javier-milei
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)