Desaprovação a Biden coloca Trump à frente na corrida presidencial
O presidente americano Joe Biden tem sido desaprovado pela maioria dos americanos em economia e política externa. Com isso, na última pesquisa Quinnipiac, divulgada na quarta, 15 de novembro, o republicano Donald Trump apareceu à frente, ainda que com uma vantagem estreita. Ao serem questionados em quem votariam nas eleições de 2024, 48% dos americanos...
O presidente americano Joe Biden tem sido desaprovado pela maioria dos americanos em economia e política externa. Com isso, na última pesquisa Quinnipiac, divulgada na quarta, 15 de novembro, o republicano Donald Trump apareceu à frente, ainda que com uma vantagem estreita.
Ao serem questionados em quem votariam nas eleições de 2024, 48% dos americanos responderam que seria em Trump, e 46% afirmou preferir Biden. Foi a primeira vez, desde fevereiro de 2023, que Trump apareceu na dianteira.
Isso ocorre apesar de a economia americana estar indo muito bem. O PIB cresceu 4,9% no último trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. A inflação caiu para a metade e está em 3,2%, o que pode levar o Banco Central a cortar as taxas de juros. O desemprego está em 3,9%. No estado de Maryland, o índice chegou a apenas 1,6¨% — o menor índice desde 1976.
Mesmo assim, Biden não consegue se beneficiar desses bons índices. Cerca de 59% dos americanos desaprovam o presidente na gestão da economia, e somente 37% o aprovam. Uma das explicações para esse fenômeno é que muitos preços, como os dos imóveis, continuam em um patamar elevado, se comparados com os do ano passado.
Em política externa, Biden é desaprovado por 61% dos americanos e aprovado por 34%. Em todos os temas nessa área, o democrata tem uma desaprovação maior que a aprovação. Na sua resposta à invasão russa da Ucrânia, a razão é de 49%-47%. Na guerra entre Israel e o Hamas, 54%-37%. Na crise imigratória na fronteira com o México, 65%-26%.
Donald Trump tem se tornado notícia ultimamente por ter sido acusado em quatro casos criminais diferentes. A esperança dos democratas é que ele seja condenado em algum desses casos nos próximos meses. Embora isso não inviabilize sua candidatura, os democratas acham que isso reduziria as chances do republicano.
A questão é que uma vitória de Biden também depende de uma boa aprovação da sua gestão na Casa Branca, e isso não está acontecendo neste momento.
Biden hoje tem 37% de aprovação, segundo o Gallup. Donald Trump, em seus quatro anos de mandato, teve uma aprovação média de 40%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)